Dando continuidade aos treinamentos nas Gerências Regionais de Saúde (Geres), o Programa Estadual de Controle da Tuberculose, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), realizou, nesta quarta-feira (26.06), uma oficina de Atualização em Vigilância da doença para os municípios que compõem a VI Geres. A capacitação busca alinhar os profissionais de saúde, principalmente as coordenações municipais, em relação às novas diretrizes do Programa. 

Já nesta quinta-feira (27.06), a IX Geres realizará uma oficina de manejo clínico para tuberculose. O treinamento, voltado para os profissionais envolvidos na área de Vigilância e Assistência à Saúde, tratará sobre as principais manifestações clínicas da doença, diagnóstico e tratamento corretos. 

A DOENÇA - A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela afeta, principalmente, os pulmões e é transmitida por vias aéreas, pela fala, tosse ou espirro da pessoa com a doença ativa no organismo. Tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga, pode ser um indicativo da enfermidade. O diagnóstico é feito nos postos de saúde por meio de exames bacteriológicos, principalmente a baciloscopia, conhecida como exame do escarro. 

Diagnóstico concluído, o próprio posto de saúde passa a disponibilizar, gratuitamente, as medicações que formam o esquema básico, formado por quatro fármacos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Esse tratamento dura seis meses. 

PREVENÇÃO - A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no SUS (nas unidades básicas de saúde e maternidades). Essa vacina protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea, e deve ser dada ao nascer, ou, no máximo, antes de completarem 5 anos de idade (até 04 anos, 11 meses e 29 dias).

Outra maneira de prevenir a doença é a avaliação de contatos de pessoas com tuberculose, que permite identificar a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Isso possibilita prevenir o desenvolvimento de tuberculose ativa. Em outras situações específicas, pessoas que são diagnosticadas com a infecção latente da tuberculose também têm indicação de receber tratamento para prevenir o adoecimento. Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde para avaliação.