O Ciclo de Debates da Vigilância em Saúde - Compartilhando Saberes e Práticas chega, nesta quarta-feira (17.04), à sua 7ª edição com uma palestra que deve gerar muitas reflexões aos profissionais da área. O auditório da sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, no Recife, sedia, a partir das 8h30, o encontro 'Vigilância Fora da Caixa', ministrado pelo pesquisador colombiano Máncel Martínez. 

Doutor em Ciências Sociais e Humanas e epidemiologista pelo Instituto Nacional de Saúde da Colômbia, Martínez também é mestre em Literatura e bacharel em Psicologia. É com esta multiplicidade de conhecimentos em diferentes áreas que o especialista abordará aspectos além dos rotineiros. "Às vezes, a rotina no trabalho faz com que não entendamos as conexões entre as temáticas em saúde. É preciso entender que os dados, apesar de muito importantes, não são as únicas informações a serem analisadas. O profissional precisa se questionar e encontrar formas de trabalho que vão além da caixa", defende Martínez. 

No planejamento da discussão, o colombiano afirma que deve debater com os participantes temas como doenças não-transmissíveis, saúde mental e desastres e emergências públicas. "A ideia é conectar distintos saberes, de várias áreas, trazendo exemplos e mostrando como eles podem estar ligados", pontua o pesquisador.   

O Ciclo de Debates da Vigilância em Saúde é uma iniciativa da Gerência de Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde de Pernambuco (GMAVS-PE), vinculada à Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS). O objetivo da programação é promover a atualização de conhecimento em temas de interesse de saúde pública no Estado. 

Â