Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade. Este é o tema central da 1ª Conferência Estadual em Vigilância em Saúde (1ª CEVS), que ocorrerá no período de 12 a 14 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O encontro debaterá as propostas elaboradas nas etapas Macrorregionais da 1ª CEVS, para o fomento e fortalecimento das políticas públicas em Vigilância Saúde e seus processos de trabalho, no âmbito Regional, Estadual e Nacional.

Organizado pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a Conferência vai debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também discutirá as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

A 1ª CEVS reunirá diversos representantes que atuam no SUS e que desenvolverão a elaboração de propostas por meio de grupos de trabalhos e eixos temáticos. Esta etapa Estadual precede a 1ª Conferência Nacional de vigilância em Saúde (1ª CNVS), que acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro de 2017.