A IX Gerência Regional de Saúde (Geres) realizará na próxima quinta-feira (12.07), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o I Encontro Intermunicipal de Profissionais de Vigilância Sanitária da Região do Araripe. A programação acontecerá, das 8h às 17h, na sede da IX Geres, no município de Ouricuri, no Sertão do Estado. 

O evento terá como objetivo promover a troca de experiências de profissionais da Vigilância Sanitária no âmbito municipal e estadual, a integração com os demais órgãos de controle, além de incentivar a valorização da área como órgão essencial no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e do planejamento das ações de saúde. "Este é um momento para discutirmos diversos aspectos da Vigilância Sanitária, principalmente em relação às competências e financiamentos das ações, assim como avaliar a integração com outros órgãos de fiscalização", ressalta o gerente geral da Apevisa e coordenador do evento, Jaime Brito.  

Também serão discutidas questões relacionadas à pactuação, discutindo as ações que competem aos municípios, como as de baixo e médio risco, e as que competem ao Estado através da Gerência Regional de Saúde, como supervisão, orientação e atuação diretamente na alta complexidade. A programação deve suprir a demana dos profissionais da região. 

A Apevisa - A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) é o órgão responsável pelo controle sanitário da produção e comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados. 

Os profissionais atuam nas 12 Gerências Regionais de Saúde, fiscalizando e controlando a produção, distribuição, comércio e uso de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos e materiais/equipamentos hospitalares, além do controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde (funcionamento de hospitais, clínicas, serviços de hemodiálise, medicina nuclear, radioterapia, etc.).