Nos dias 22 e 23 de maio, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, em parceria com VIII Geres (Gerência Regional de Saúde) e o Núcleo Regional de Saúde Norte da Bahia, o I Seminário de Vigilância em Saúde da Rede PEBA e Univasf. Com o tema 'Fortalecimento da Vigilância em Saúde em Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) Universal e Integral', a programação acontecerá no complexo Multieventos da Universidade.

O objetivo do encontro é gerar debates sobre como fortalecer o SUS como política de estado defendendo a integralidade e a universalidade como princípios prioritários para garantir saúde à toda população; discutir estratégias de vigilância à saúde na perspectiva da consolidação das ações de Vigilância Epidemiológica; debater a situação das doenças emergentes e reermergentes no Brasil e na região; qualificar profissionais de saúde nas ações prioritárias de vigilância epidemiológica.

Entre os assuntos a serem discutidos no evento, a vigilância à saúde como espaço de articulação intersetorial e promoção da saúde e  Desafios no Enfrentamento das Doenças emergentes e reemergentes. Ocorrerão ainda oficinas com os temas: Vigilância do óbito; Hanseníase e Tuberculose; Imunização; Doenças negligenciadas; Arboviroses e Sífilis.