O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, participou na manhã desta sexta-feira (09.04), de webinar com a secretária municipal de saúde de Araraquara (SP), Eliana Honain, para compartilhamento das experiências e respostas do Estado e do município durante a pandemia da Covid-19. Durante o encontro virtual, organizado pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da Universidade Federal de Pernambuco (Lika/UFPE) e pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD/UFRPE), os gestores debateram sobre as estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus e analisaram os indicadores da doença.

Na apresentação sobre Pernambuco, o secretário André Longo analisou os últimos números da doença e fez comparativos com o contexto do primeiro ano da pandemia, em 2020. O gestor também ponderou sobre as expectativas das autoridades sanitárias para o impacto das últimas medidas restritivas adotadas pelo Governo de Pernambuco para frear o avanço da Covid-19. "Já percebemos uma desaceleração da doença, ainda que em patamares leves, com diminuição de casos e na quantidade de solicitação de leitos de terapia intensiva. Esperamos colocar, nas próximas semanas, os resultados das medidas mais restritivas que vigoraram no Estado até o dia 31 de março. É importante destacar que continuamos com restrições em curso, em um trabalho contínuo com os municípios, tentando ao máximo diminuir a circulação de pessoas", reforçou.   

Os efeitos das mudanças nas estratégias implementadas pelo Governo do Estado ao longo de 2020 e neste primeiro trimestre de 2021 também foram tema de análise do secretário durante o webinar. "No final do ano de 2020, Pernambuco ocupava a 12ª posição no ranking da taxa de mortalidade pela Covid-19 entre os estados brasileiros. Já o levantamento deste ano mostra que Pernambuco, pela preparação e esforços mobilizados, tem, atualmente, a segunda menor taxa de mortalidade do País, ficando atrás, apenas, do estado do Maranhão. Além disso, nos últimos 30 dias, no período mais agudo da doença no Brasil, Pernambuco registrou a menor taxa de mortalidade (13,7) para o novo coronavírus. Não é um cenário fácil, mas os números mostram que os esforços feitos no Estado, por determinação do governador Paulo Câmara, buscam minimizar os danos da pandemia no território pernambucano", pontuou Longo. 

Ainda durante a apresentação, o secretário estadual de Saúde reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19 para a superação da pandemia e prenunciou uma importante marca na luta contra o novo coronavírus, alcançada na tarde desta sexta: um milhão de pernambucanos e pernambucanas que receberam pelo menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. "Nossos últimos levantamentos já apontam um impacto positivo da vacina nas populações prioritárias, como nos idosos e nos trabalhadores da saúde. Este é o nosso compromisso, lutar por respostas proporcionais ao tamanho do desafio que é a pandemia. O apoio de toda a comunidade científica, como o Lika e o IRRD, é essencial para minimizarmos os impactos e salvar o máximo de vidas possíveis", finalizou André Longo.  

O evento foi transmitido através do canal do Lika no YouTube, com mediação dos professores José Luiz de Lima Filho (Lika) e Jones Albuquerque (IRRD-UFRPE e Lika). O webinar pode ser conferido na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=QXsMflQNVLE.