Em visita à Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho, na manhã desta terça-feira (19/09), onde se reuniu com o prefeito Lula Cabral, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, anunciou parceria com o município para mutirão de cirurgias eletivas, em diversas especialidades, e realização de exames diagnósticos para a população, além da construção de uma Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE). Também participaram do encontro os secretários estaduais de Educação, Fred Amâncio, e de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, para tratar de outros itens definidos em um protocolo de intenções firmado entre prefeitura e o Governo do Estado.
 
Logo após a reunião no Centro Administrativo Municipal, Iran Costa visitou, ao lado do secretário de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, José Carlos, um terreno, que será vistoriada pela equipe de engenharia da Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda na tarde desta terça. O espaço, localizado em Ponte dos Carvalhos e cedido pela Prefeitura, é um dos considerados para a construção da unidade no município. "Vamos encaminhar uma equipe que poderá avaliar e conceder pareceres e análises técnicas sobre a viabilidade do projeto neste local. A UPAE é um equipamento de saúde importantíssimo, que se integra e fortalece a Atenção Básica dos municípios e evita que a população precise peregrinar até a capital para cuidar da sua saúde. Além disso, por fazer a medicina preventiva, contribui, decisivamente, para diminuir o adoecimento e os internamentos hospitalares", afirmou o secretário estadual, Iran Costa. A UPAE contará com ambulatório de especialidades médicas, com consultas em diversas áreas e um moderno centro de exames e diagnósticos.
 
 
Na próxima quinta-feira (21.09), está agendada reunião na sede do órgão estadual, no bairro do Bongi, no Recife, entre os secretários de Saúde municipal e Iran Costa para a definição do fluxo de atendimento e realização dos mutirões. "A partir desta pactuação definida entre os governos estadual e municipal, vamos avaliar onde serão feitos estes procedimentos cirúrgicos, quantidades, público-alvo e tempo estimado", pontuou o secretário, Iran Costa.
 
UPAE - As UPAEs são unidades ambulatoriais de alta resolubilidade, que oferecem à população consultas e exames em diversas especialidades médicas.  O objetivo principal é ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde, fortalecendo as necessidades das Equipes de Saúde da Família, sendo unidades de referência regional. Desta forma, amenizam as dificuldades que a população precisa enfrentar pra conseguir consultas com especialista. Atualmente, Pernambuco conta com 10 UPAEs estaduais em funcionamento no interior, que realizaram, no ano passado, mais de 385 mil consultas médicas, 855 mil exames e 72 mil sessões de fisioterapia. A última foi inaugurada pelo governador Paulo Câmara, em maio, no município de Ouricuri, beneficiando os moradores de todo o sertão do Araripe.