O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebeu, na manhã desta terça-feira (19.06), uma comitiva da New York State Nurses Association (Nysna), associação de enfermeiros de Nova Iorque. Ao todo, 18 profissionais dos Estados Unidos, entre enfermeiros, médicos e equipe de apoio, estão no país realizando ação humanitária de saúde, com atendimento à população nos municípios do Recife (18.06), Santa Cruz do Capibaribe e Cumaru (20.06 e 21.06). Após a visita ao secretário, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a comitiva foi conhecer o Hospital Barão de Lucena (HBL), referência no atendimento materno-infantil.

Os profissionais da Nysna estão realizando atendimentos de Atenção Primária, além de também fornecer medicamento, quando necessário. No Recife, a ação foi numa ocupação no Centro da cidade, com cerca de 100 pacientes. Os profissionais também visitaram o Hospital da Mulher na capital pernambucana.

De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe), que está auxiliando a Nysna no Estado, as visitas também auxiliarão num trabalho de avaliação do ofício de enfermagem em todo o mundo. “O momento em que vocês estão vindo, de diversas dificuldades no Brasil, torna a ação ainda mais louvável. Espero que vocês sintam-se em casa e voltem sempre com esse trabalho”, destacou o secretário Iran Costa. 

Após as ações em Pernambuco, os profissionais ligados à Nysna irão realizar atividades no Estado de Alagoas.