O secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve, na manhã desta sexta-feira (06.08), em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, para inaugurar 10 leitos de UTI para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 no Hospital Regional Emília Câmara. A unidade, que já possui 10 vagas de enfermaria para assistir a população, é referência para os 12 município da X Geres, além de compor a rede da III Macrorregional de Saúde, que, recentemente, ganhou leitos em um hospital de campanha e no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. Participaram da inauguração o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira; o deputado federal Carlos Veras; o médico Gil Brasileiro, presidente da organização social do Hospital do Tricentenário, que gere a instituição; o médico Sebastião Duque, diretor do hospital; e a gerente da X Geres, Mary Delane. 

“Esta é uma grande obra para o Sertão do Pajeú, uma UTI com dez leitos, absolutamente equipada com o que há de melhor em tecnologia médica a serviço da população sertaneja. Esse é um compromisso do governador Paulo Câmara com a ampliação da nossa capacidade instalada no interior do Estado, inicialmente para atender os pacientes com a Covid-19, mas esse equipamento será um legado pois ficará para atender outras patologias tão logo a gente consiga superar essa fase difícil da Covid”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. “Como sertanejo, fico muito feliz em poder propiciar este momento, que será um marco para a medicina e para a população da região”, completou.    

 

A UTI foi nomeada de Otoniel Barbosa de Lima, em homenagem a um dos primeiros servidores da unidade, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos de Covid. “Viver 100 anos é uma dádiva. Quero agradecer essa homenagem a meu pai e dizer que estou encantada com esses 10 leitos para a região. Tenho certeza que trará muita sorte e salvará muitas vidas”, disse a filha do homenageado, Fernanda Barbosa Lima.  

Até o final de agosto, ainda serão instalados os equipamentos necessários para ofertar terapia renal substutiva (diálise) para os pacientes que apresentarem algum tipo de insuficiência renal aguda por conta do uso de antibióticos. “Estamos ofertando a linha de cuidado necessária para prestar a devida assistência para os nossos pacientes do Sertão do Pajeú. Além de maquinário e insumos, também contamos com uma equipe multiprofissional capacitada para atender a demanda que chegar à unidade”, frisou o diretor do Emília Câmara, Sebastião Duque.  

“O Hospital Regional já vinha fazendo muito e bem feito, e agora vai fazer muito mais, com um tratamento humanizado e salvando vidas”, reiterou o prefeito José Patriota.

O Hospital Regional Emília Câmara conta com 62 leitos de enfermaria, nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e ortopédica. O hospital, antes da pandemia, realizava uma média mensal de 12 mil atendimentos na urgência, 180 partos, 560 internamentos e 150 cirurgias de urgência e eletivas.