Na manhã desta segunda-feira (25.11), a Fundação Hemope reuniu funcionários e doares para celebração dos 42 anos, data que também se comemora Dia Nacional do Doador de Sangue. No Hemocentro Recife, localizado no bairro das Graças, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos doadores cadastrados na capital e nas unidades do Interior do Estado e com maior quantitativo de doações. Ao todo, 486 doadores receberão certificados em agradecimento. A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, e da presidente da Fundação Hemope, Gessyanne Paulino. As atividades comemorativas, que tem como tema: ‘Sangue, a vida que corre em nossas veias’, seguem até o dia 30 com a realização da I Corrida e Caminhada pela doação de sangue. 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou em sua fala de abertura o papel do Hemope em 42 anos de história e fez um agradecimento aos doadores. “É importante reconhecer e parabenizar a diretoria do Hemope pela iniciativa de sempre valorizar o papel do doador. O Hemope é uma instituição que há muito tempo presta um serviço essencial para saúde pública pernambucana, e merece todo nosso reconhecimento. Esta instituição, que além do Recife, atua fortemente também no Interior do Estado representa para população a segurança, pois no momento que mais precise, em situações delicadas, podemos ter a segurança de poder contar com esse produto que é essencial para vida”, afirmou.    

 

A presidente da Fundação, Gessyanne Paulino, destacou a importância do doador na promoção da saúde. “Buscamos estreitar os laços com nossos doadores, e explicar a importância de cada um deles no processo de recuperação dos pacientes. O sangue é extremamente importante e insubstituível, ainda não há medicamentos ou fórmulas químicas que o substituam”, afirmou. O evento contou ainda com a presença da diretora de articulação, Suely Almeida, das diretoras de hemoterapia e hematologia, Anna Fausta Cavalcante e Fátima Bandeira.  

O servidor público, Marcos Pinheiro de Melo, é um exemplo de empatia e solidariedade. Com 100 doações no Hemocentro foi um dos homenageados. “Há mais de 30 anos compareço para fazer doação de sangue. Fui influenciado por amigos, também doadores, que me mostraram o Hemope. Logo de início me entusiasmei com a idéia por saber que realmente ao doar sangue estamos ajudando pessoas que a gente nem conhece. O importante é contribuir para o bem estar, a saúde e para vida de outras pessoas. Espero também influenciar para que mais pessoas façam isso”, disse. Todos os doares homenageados doaram de 25 a 100 vezes. 

 

O ambiente de solidariedade também teve música com as apresentações do Coral da Chesf e da Federação Espírita Pernambucana, da dupla Boi D’Loucos e do cantor Almir Rouche. O encerramento acontece à tarde com o Quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã.  

“O Hemope é uma instituição muito séria e que atua salvando vidas. Neste Dia Nacional do Doador de Sangue, é um dia para lembrarmos que podemos salvar vidas sempre, e que isso é uma responsabilidade de todos nós”, frisou Almir Rouche.  

PROGRAMAÇÃO – Ainda durante a semana os doadores terão a oportunidade de usufruir das atrações que serão oferecidas, no dia 26.11 com a dupla Nino Sena e Nunva Lins. Já no dia 28, o Hemocentro Recife contará, a partir das 8h30, com apresentação teatral dos alunos do Colégio Santa Catarina, cujo tema envolve a questão da doação de sangue.  

Para fechar a semana será realizada a I Corrida e Caminhada pela doação de sangue, no próximo sábado (30.11), às 16hs. Com largada e chegada prevista no estacionamento do Ginásio Pernambucano, os interessados poderão fazer suas inscrições, até o dia 27 de novembro, pelo site www.hemope.pe.gov.br. Cada pessoa poderá doar 02 quilos de alimento não perecíveis, que serão revertidos para instituições que acolhem pacientes portadores de doenças hematológicas.