Nesse sábado (16/10), a Clínica Urológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), unidade que é referência estadual em diversas especialidades médicas, realizou o 1º mutirão de cirurgias eletivas. No total, foram realizados 15 procedimentos em pacientes que aguardavam pela realização de cirurgias urológicas e a iniciativa faz parte do Programa Opera Mais Pernambuco, lançado pelo governador Paulo Câmara, nessa sexta-feira (15/09).

O Programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas em Pernambuco tem o intuito de resgatar aqueles que tiveram seus procedimentos adiados ou atrasados em virtude da Covid-19. "Este 1º mutirão foi um projeto piloto na unidade, dentro do Programa Opera Mais. Nossa intenção é realizar, semanalmente, diversos mutirões nas mais variadas áreas como ortopedia, cirurgia geral e vascular, para diminuir o tempo de espera para quem aguarda pelos procedimentos eletivos", comentou o médico urologista, Gustavo Wanderley, que também coordena o projeto na unidade de saúde.

Uma vez por mês, até janeiro de 2022, haverá mobilização da clínica urológica para a realização de novos mutirões no HGV. No próximo mês, quando se comemora o Novembro Azul, serão realizadas cirurgias de próstata. Em dezembro, os tratamentos cirúrgicos serão voltados para tratamento de cálculo renal. E por fim, um mutirão para os casos de reconstrução da uretra, com três equipes atuando simultâneamente.  

Desde 2012, o HGV promove mutirões de cirurgias urológicas, sob coordenação do médico urologista Gustavo Wanderley, com apoio dos médicos preceptores, médicos residentes e das equipes de enfermagem e técnicos.   Â