Pacientes psiquiátricas do Hospital Colônia Alcides Codeceira, no município de Igarassu, na Mata Norte, participam como expositoras da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte, que terá sua 20ª edição realizada entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Durante os 12 dias, ficarão expostas mais de 40 peças de tapeçaria de retalhos de malha, feitas à mão, por três pacientes internas da unidade de saúde, além de chaveiros e acessórios para cabelo. Os tapetes - de vários tamanhos, formatos e cores - são confeccionados no Espaço Voo Livre, ao longo de todo o ano, como proposta de atividade terapêutica.

"Estas atividades são voltadas para a reabilitação de pacientes de longa permanência e com isso a unidade busca a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres por meio da valorização das habilidades individuais, socialização e autonomia das atividades diárias. A participação na feira é um reconhecimento ao trabalho criativo destas pacientes. Irene, Delina e Formosina já participam há seis anos deste evento, o que significa muito para cada uma delas", afirma o diretor do hospital, Décio Fraga. O estande está localizado na Rua 21 e as peças variam entre R$ 50 e R$ 70.

Atualmente, 78 pacientes estão internas no hospital especializado, voltado para a reabilitação de pacientes de longa permanência. A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, entre outras iniciativas do Governo do Estado, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.