Na manhã da última segunda-feira (05.12), a Administração de Fernando de Noronha e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizaram a entrega da reforma do Hospital São Lucas à comunidade local. A cerimônia de reinauguração contou com a presença do administrador-geral do arquipélago, Luís Eduardo Antunes; do secretário Estadual de Saúde, Iran Costa; do diretor de Infraestrutura e Obras da ilha, Daniel Bezerra; da superintendente de saúde local, Rebeca Dias; do presidente do Conselho Distrital, Arthur Cândido, acompanhado do conselheiro distrital de saúde, João Melo, além de autoridades do poder judiciário, polícia militar, polícia federal, empresários locais, servidores administrativos e toda equipe médica e funcionários do São Lucas.

Após quatro meses de reforma, executada com recursos próprios da administração, o centro de saúde da ilha passou por uma reestruturação do ambiente hospitalar, ampliação da área dos serviços administrativos e da sala de raio-X, requalificação da “sala vermelha” para atendimento intensivo de pacientes em casos graves, corredor exclusivo à remoção das vítimas conduzidas de ambulância para o atendimento, além da aquisição de novos equipamentos. O Hospital atende entre 500 e 1 mil pacientes por mês.

De acordo com Luís Eduardo Antunes, a missão é tornar a saúde pública do arquipélago referência no País. “O primeiro passo foi cuidar da infraestrutura do hospital, de forma moderna e funcional para melhor atender a comunidade e os profissionais de saúde para que sintam orgulho deste equipamento, para que as pessoas que são atendidas se sintam acolhidas num ambiente humanizado e qualificado. Agora, temos um novo desafio que é trabalhar cada vez mais a qualidade do atendimento. Nós contamos com uma equipe médica de excelência e devemos cuidar dos nossos profissionais com políticas públicas de qualidade”, ressaltou o administrador.

Durante a solenidade, os convidados visitaram as novas instalações do HSL, onde conferiram também os reparos feitos nas enfermarias masculinas e femininas, sala de repouso de médicos e enfermeiros, estacionamento demarcado e garagem para a ambulância. Instalado no ano de 1965, o Hospital São Lucas não recebia novas obras desde 2009. "Tivemos todo o cuidado em prestar os serviços com excelência durante as obras e atender a todos com rigor. Conseguimos com toda a reforma um local mais adequado, moderno, humanizado, com novas sinalizações e uma apresentação mais arrojada, que mostra este novo momento em Noronha. Agradeço a cooperação e empenho de toda nossa equipe por esta grande realização", falou a superintendente em Saúde da ilha, Rebeca Dias.

INVESTIMENTOS

Na ocasião, o secretário estadual de Saúde anunciou o investimento de R$ 2,5 milhões em ações preventivas na Saúde em Fernando de Noronha. “Temos que investir na prevenção e promoção de saúde, e não apenas na estrutura do equipamento. Para o Programa de Saúde da Família (PSF) e para o Hospital, serão destinados pelo Governo o valor de R$ 1,5 milhão. Ainda, terá um especifico de R$ 380 mil para a Vigilância em Saúde, com cuidados redobrados no combate às doenças, em treinamentos sanitários nos estabelecimentos comerciais, entre outras ações preventivas. E mais R$ 600 mil em equipamentos novos para o Hospital São Lucas”, informou Iran Costa.

Ainda de acordo com o secretário, a unidade de saúde do arquipélago é uma das melhores do Estado. “Tenho visitados os hospitais em diversos municípios de Pernambuco e o equipamento de saúde de Noronha não deixa a desejar, sendo melhor que muitas cidades com mais de 70 mil habitantes, por exemplo”, falou. “Queremos qualificar ainda mais a saúde. Vamos trazer de forma definitiva para a ilha os programas da Secretaria Estadual de Saúde, como o Saúde da Mulher, Saúde da Criança e o Saúde do Idoso. A verba já está sendo liberada. Entre janeiro e fevereiro do próximo ano estaremos com estas ações em funcionamento aqui na ilha. Nosso principal investimento será em qualificação”, finalizou.