O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, prestigiou nesta quinta-feira (30.12), a inauguração oficial do novo serviço de oncologia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que passa a contar com mais 16 leitos individualizados para atender aos beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe).

Na ocasião, Dr. Iran Costa lembrou que sua relação com o Hospital dos Servidores é antiga. “É uma história que pouca gente conhece. Meu pai morou aqui de 1959 até 1964 por determinação do sr. Miguel Arraes. Foi o único e principal motivo pelo qual ele terminou o curso de Medicina. Então, eu tinha que voltar aqui e fazer essa homenagem a essa instituição.”

Fruto do empenho do Governo do Estado por meio do Instituto de Recursos Humanos (IRH), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), o evento marcou a finalização das obras nas enfermarias de um dos blocos do hospital, totalizando 64 novos leitos reformados e climatizados. O investimento total foi da ordem de R$ 3,4 milhões em obras e equipamentos, com recursos próprios do Sassepe e também do Tesouro Estadual.
“Há uma confluência dos servidores e do governo para trabalharmos juntos no momento da maior crise política e econômica que o Brasil já viveu”, declarou o secretário de Administração, Milton Coelho, destacando que a inauguração ocorre na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro.

“Esse instante de enormes dificuldades não apontava que nós tivéssemos aqui na contramão de tudo isso, fazendo melhorias no nosso Hospital dos Servidores. E mais do que isso: na qualidade do serviço de assistência médica aos servidores do Estado. Esse é um esforço relevante que merece ser considerado”, completou Milton Coelho.

Iran Costa destacou a importância do investimento em oncologia, hoje a especialidade com o maior número de internamentos no mundo e com uma demanda reprimida muito grande. “O envelhecimento da população, e principalmente a obesidade, vão fazer com que a incidência de câncer aumente em torno de 38% até 2030. Então o investimento em oncologia precisa ser feito”, afirmou o secretário, que lembrou ainda dos recursos que vêm sendo aplicados pelo governador Paulo Câmara em unidades de oncologia em Caruaru e Petrolina.

Para o presidente do IRH, André Longo, a entrega dos novos leitos completa a reestruturação do setor, que hoje é a principal central de custo do Sistema de Assistência. “Nós estamos concluindo hoje o novo Serviço de Oncologia do Sassepe, com a entrega desses novos 16 leitos individualizados e climatizados para os pacientes, que em conjunto com a ampliação da capacidade de quimioterapia ambulatorial para 17 pacientes por turno e a construção dos protocolos integrados à regulação, garantirá mais eficiência, qualidade e economicidade na assistência aos beneficiários”, explicou.