Uma comitiva do Project C.U.R.E., programa mundial que destina equipamentos para hospitais, clínicas e centros de saúde comunitários de países em desenvolvimento, foi recebida nesta sexta-feira (17/11) pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa. A visita ao Recife deve durar todo o final de semana com a ida aos hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Imip, Dom Helder Câmara, Hospital de Câncer, além de UPAs e unidades municipais.

“Estes equipamentos de saúde foram escolhidos por eles aqui no Estado de Pernambuco após serem apresentados números e dados de atendimento dessas instituições. A intenção é viabilizar o investimento de uma das 20 maiores organizações de ajuda humanitária da América em Pernambuco”, pontuou Iran Costa.

Nesta sexta, o presidente e CEO, Douglas Jackson e Cintia Garnett, visitaram as instalações do Centro Especializado de Reabilitação Mens Sana, da Fundação Terra, no município de Arcoverde, também acompanhados do superintendente da Fundação Terra, Wellignton Santana; da coordenadora de Saúde do Mens Sana, Liege Nogueira; e Marcos Roberto Dubeux, embaixador do Operation Walk Chicago e do Project C.U.R.E. no Brasil.

A instituição atende pacientes de três Gerências Regionais de Saúde do sertão de Pernambuco, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, na reabilitação de pacientes e pretende ser uma das unidades beneficiadas pelo projeto.

Os três municípios formam juntos uma das áreas mais afetadas pela epidemia de acidentes de moto no Estado, acometidos por sequelas. Para oferecer a esses pacientes a possibilidade de andar novamente e de realizar tarefas simples do dia a dia, o Mens Sana está viabilizando uma Oficina Ortopédica em Arcoverde. O objetivo é atender a 1.800 pessoas ao ano.

Mens Sana - É o primeiro centro de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual do Brasil credenciado pelo SUS, atende aos 35 municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) de Pernambuco. Oferece tratamento com fonoaudiologia, fisioterapia de solo e aquática, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, enfermagem, além de acompanhamento médico especializado (ortopedista, neurologista e neuropediatra) e serviço social. São realizados cerca de 11 mil atendimentos/mês, nas quatro especialidades (reabilitação motora, auditiva, visual e intelectual).

Project C.U.R.E. - Com o objetivo de facilitar o atendimento médico em países em desenvolvimento, o projeto foi fundado em 1987, por James Jackson. A iniciativa surgiu quando, durante visita a uma pequena clínica próxima ao Rio de Janeiro, ele percebeu que muitos pacientes não eram atendidos pela falta de suprimentos médicos básicos. O Project C.U.R.E. identifica, solicita, coleta, classifica e distribui suprimentos e serviços médicos de acordo com as necessidades imperativas do mundo. Em 30 anos de atuação, já foram atendidos pacientes – adultos e crianças – em 130 países. A cada semana, entrega cerca de três cargas de suprimentos e equipamentos médicos de alta qualidade para comunidades com recursos limitados em todo o mundo, incluindo sistemas de inventário eficientes e precisos, gerenciamento de cadeia de suprimentos, gerenciamento especializado de logística e forte relacionamento.