Com o tema Regionalização em Saúde, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, deu início - na tarde desta quinta-feira (12.04) - ao debate da primeira mesa de discussão do 10º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde e do 67º Encontro de Secretários, que ocorre na cidade de Afogados da Ingazeira, até esta sexta-feira (13.04) e que tem como mote principal o fortalecimento da governança municipal do SUS.

A apresentação do executivo da pasta abordou assuntos como legislação, desafios atuais na gestão da saúde, descentralização e regionalização em Pernambuco, assim como propostas para viabilizar uma pactuação de planos de trabalhos envolvendo os municípios pernambucanos. O encontro anual entre secretários municipais de Saúde, técnicos, profissionais e gestores é realizado pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE).

Outras mesas de discussão também realizadas nesta quinta-feira (12), abordaram espaços de governança, planejamento e financiamento do SUS no contexto atual, sistemas de informação para o desenvolvimento do SUS nos municípios e novas perspectivas da política nacional de Atenção Básica.