Como uma das estratégias para qualificar o modelo de atenção à saúde em Pernambuco, com foco na redução da mortalidade materna e da incidência de casos de câncer de colo de útero no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), assinou, no último mês de julho, um termo de cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde - organismo da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). Para apresentar a rede obstétrica da IX Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Ouricuri, e discutir o termo de cooperação e seus objetivos, a SES-PE estará em Ouricuri e Araripina neste sexta-feira (29.11) e sábado (30.11), respectivamente. Essa será a primeira vez que a equipe responsável pelo termo de cooperação reúne gestores municipais para apresentar a iniciativa e discutir e pensar a realidade local.

Na sexta-feira (29.11), a partir das 8h, as atividades serão no auditório da IX Geres. Inicialmente, será apresentado um panorama da rede obstétrica da Geres, que conta com 12 serviços de saúde, com os hospitais Regional Fernando Bezerra (Ouricuri) e Maternidade Santa Maria (Araripina) responsáveis por 97% dos partos e as únicas com mais de 1 mil procedimentos por ano. A partir dos dados apresentados, busca-se discutir com os gestores municipais como eles enxergam a organização da rede e como contribuir para melhorá-la. Entre os pontos a serem abordados, estará a vinculação da gestante a algum serviço de saúde, para garantir um parto seguro, e o processo de encaminhamento das gestantes de alto risco para outras unidades de referência fora da IX Geres.

"Nosso objetivo é repensar como a rede obstétrica do Estado está organizado e como podemos otimizá-la, qualificando a assistência às mães e os seus bebês e evitando intercorrências no atendimento e a morbimortalidade. Estamos fazendo esse dimensionamento dos serviços existentes e das equipes que temos para discutir com quem está na ponta ações para melhorar o cuidado aos nossos pacientes. Iniciamos essa ação pelo interior por sabermos da importância de garantir o atendimento dos pernambucanos perto de casa, evitando o deslocamento para outros centros urbanos e para a capital", afirma o médico e assessor da SES-PE, Mozart Sales, responsável pela coordenação do termo de cooperação com a Opas.

O encontro também reforçará a importância da vacinação contra o HPV em meninas e meninos, que tem apresentado baixa cobertura em todo o país. Além disso, sobre a oferta do exame citopatológico para detecção do câncer do colo do útero e, com isso, ofertar toda a linha de cuidado necessária para o tratamento da mulher. Após as apresentações e discussões, a equipe do termo de cooperação e da IX Geres seguem para visitar o Hospital Regional Fernando Bezerra. Já no sábado (30.11), a partir das 8h30, haverá a apresentação do termo de cooperação seguida de visita no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina.

O termo de cooperação propõe ações descentralizadas, intersetoriais e integradas de governança e estruturação do sistema; vigilância, controle, monitoramento e avaliação; promoção e prevenção; educação permanente e qualificação do trabalho no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, com foco na melhoria da rede de atenção obstétrica e neonatal precoce, na agenda de saúde sexual e reprodutiva e na prevenção e controle do câncer do colo do útero, em consonância com as Diretrizes do Plano Estadual de Saúde.

A atuação da OPAS/OMS conta com consultores internacionais e nacionais que estão apoiando os processos de transferência de experiências e conhecimentos, e irão capacitar profissionais e gestores pernambucanos em todas as regiões do Estado. O projeto foi dividido em três módulos que ocorrem paralelamente: diagnóstico, intervenção e monitoramento. No momento, as equipes estão realizando o diagnóstico da rede de saúde obstétrica e da demanda e oferta da linha de cuidado da prevenção do câncer de colo de útero no Estado, para aumentar o impacto e a efetividade das intervenções.