A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deferiu na sexta-feira, dia 24, em favor do Lafepe, a internalização da produção do antipsicótico Clozapina, em comprimidos de 25mg e 100mg. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 27.

“Isso significa que o Lafepe se efetiva como o primeiro laboratório público a concluir todas as etapas de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP)”, comemora o presidente do Lafepe, Roberto Fontelles.

Ainda em meados deste ano, serão internalizadas outras duas PDPs referentes à Quetiapina (comprimido revestido de 25mg, 100mg e 200mg) e à Olanzapina (comprimido revestido de 5mg e 10mg). Com a internalização das PDP´s, a produção de medicamentos do Lafepe passará dos atuais 100 milhões de comprimidos, por ano, para 270 milhões.

PDP -  Trata-se de parceria que envolve a cooperação entre instituições públicas e privadas para o desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia e capacitação produtiva em medicamentos estratégicos para atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). No Lafepe, o procedimento reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) é realizado em parceria com o laboratório Cristália.