Os colaboradores do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes - Lafepe -  estiveram reunidos para confraternizar, em cafés da manhã nos setores, culminando em um almoço, para toda a equipe, com culinária de época e música ao vivo, na quinta-feira (21.12).  Através da rotina pautada na dedicação, harmonia e profissionalismo, o grupo contabilizou importantes contribuições para a Saúde Pública, ao longo de 2017, com a produção de óculos e medicamentos.

Os psicotrópicos e antirretrovirais com a marca Lafepe chegam à população, gratuitamente, através das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP´s). Em 2017, o Lafepe foi o primeiro laboratório público, do Brasil, a cumprir todas as etapas de uma PDP, atingindo a internalização da produção do psicotrópico Clozapina. Outros dois medicamentos, também para esquizofrenia e transtorno bipolar, terão a produção internalizada nos próximos meses.

Com o trio sendo fabricado no parque industrial do Lafepe, a produção passará de 100 milhões de comprimidos para 270 milhões de unidades/ano. Sobre as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo, ressaltamos que elas são reconhecidas e incentivadas pelo Ministério da Saúde e contemplam cooperação mediante acordo entre instituições públicas e privadas para desenvolvimento, capacitação produtiva e transferência de tecnologia, com foco em produtos estratégicos para o SUS.

No último dia 14, o Ministério da Saúde aprovou 25 novas PDP´s e três delas serão de responsabilidade do laboratório pernambucano. O antirretroviral Darunavir vai ser desenvolvido e produzido junto com o laboratório privado Janssen. Outro antirretroviral que levará a marca Lafepe será o Dolutegravir, em parceria com a empresa Blanver. O terceiro novo medicamento, e que será produzido com o laboratório Cristália, é o antiviral Oseltamivir. No próximo ano, novas parcerias serão pleiteadas junto ao Ministério da Saúde.

Em 2017, o faturamento do laboratório excedeu em 10% o registrado em 2016. Esses novos produtos integrados ao portfólio do Lafepe representarão expressivo incremento produtivo, tecnológico e comercial para a unidade pernambucana. Em 2018, a expectativa é de incremento financeiro na ordem dos 50%. Para daqui a dois anos, a gestão estima o dobro do faturamento registrado no atual exercício.

A fábrica de óculos fecha 2017 com ampliação de produção para programas sociais e farmácias da rede. Atualmente, 28 unidades em todo o estado possuem óticas Lafepe. A previsão é de nova expansão para 2018.  Os óculos do laboratório pernambucano também chegam à população através de convênios com prefeituras, entidades de classe e empresas, além de programas como o Boa Visão e o Visão do Futuro (ambos voltados a estudantes da rede pública estadual e do Recife, com mais de 50 mil óculos corretivos já entregues gratuitamente).

Por falar em estudantes, o Lafepe vem se consolidando como referência nas visitas guiadas, recebendo alunos de escolas técnicas e faculdades para acompanhamento do fluxo de rotina nas fábricas e setores de logística do equipamento.

Quanto às farmácias Lafepe, além da ampliação das óticas, a população contará com novos serviços no âmbito da assistência farmacêutica, contemplando o paciente com orientações quanto ao uso racional de medicamentos, aferição de pressão e dosagem de glicemia, entre outros.

Que venha o novo ano e seus desafios. A equipe Lafepe é formada por mais de 600 em ação, empenhados em garantir a razão de ser deste laboratório: abastecer, com eficácia e eficiência, as políticas de Saúde, ampliando cada vez mais as fronteiras.