Após completar sete anos como política de Saúde Pública do Governo de Pernambuco, a Operação Lei Seca (OLS) encerrou o ano de 2018 com o maior número de abordagens a motoristas e motociclistas desde que iniciou as fiscalizações, em dezembro de 2011. Durante todo o ano passado, mais de 440 mil pessoas foram paradas nas blitze instaladas em todo território pernambucano - um aumento de 75,6% na comparação com 2012, quando foram 251 mil abordagens.
 
Em contrapartida, mesmo com o aumento progressivo das abordagens, ano a ano, e de maneira inversamente proporcional, as notificações por alcoolemia (quando há a constatação do consumo de bebida alcoólica, crimes de trânsito ou a recusa ao teste do bafômetro), caíram pela metade no Estado, contabilizando 4,3 mil no ano passado (944 constatações do uso de álcool, 105 crimes e 3,2 mil recusas ao teste do bafômetro) contra mais de 8,6 mil em 2012.
 
As notificações por alcoolemia já chegaram a representar 3,43% do total das abordagens das blitze da Operação Lei Seca no ano de 2012. Entre 2013 e 2017, a média foi de 1,6%. Já em 2018, o percentual destas infrações ficou em 0,97% - o menor índice desde o início das fiscalizações comandadas pela Secretaria Estadual de Saúde. A notificação de crimes de trânsito, quando o motorista é flagrado dirigindo sob a influência de álcool com concentração superior ao estabelecido pela legislação (0,33 miligramas de álcool por litro de ar) alcançou 473 casos em 2012. Ao final de 2018, também foi registrado o menor número destes crimes desde a implantação da Operação, com 105 ocorrências – uma redução de 78%. A quantidade de recusas ao teste do bafômetro também mostra uma diminuição ao longo de todo o período e é reflexo da mudança de hábitos que as ações de educação e fiscalização da OLS vêm promovendo na população. Em 2012, mais de 7 mil condutores recusaram fazer o teste. Já em todo o ano passado foram apenas 3,2 mil – uma redução de 53,8%.
 
"A OLS foi criada como estratégia para o enfrentamento aos acidentes de trânsito e para salvar vidas. Uma análise histórica dos números nos permite avaliar a mudança de comportamento dos condutores sobre o hábito de beber e dirigir, seja pela quantidade geral das autuações por alcoolemia, seja especificamente por cada uma delas. Ano a ano, seguidamente estamos batemos a meta de superar o número de condutores abordados e podemos verificar que há uma diminuição das notificações pelo uso da bebida alcoólica e o percentual de multas por alcoolemia está sempre em queda, mostrando que os condutores estão cada vez mais conscientes do papel que desempenham enquanto cidadãos e da responsabilidade de garantir um trânsito seguro", pontua o coordenador da OLS em Pernambuco, Fábio Bagetti.
 
FÉRIAS E PRÉVIAS - Motoristas e condutores devem ficar atentos às blitze durante o período de verão, férias escolares e prévias carnavalescas, quando a movimentação para o litoral e Interior do Estado é mais intensa. Pontos estão sendo reforçados e montados, diariamente, nas principais vias pelas nove equipes de fiscalização. 
 
As quatro equipes educativas, compostas por pessoas com deficiência, cadeirantes ou muletantes, e dois auxiliares, que ajudam na condução das pessoas com deficiência e na entrega de panfletos e folders educativos, também estão realizando ações neste período em bares e pontos de aglomeração, como forma de evitar que os condutores dirijam após o consumo de álcool.
 
"Os meses de janeiro e fevereiro, que antecedem o Carnaval, apresentam uma movimentação atípica, já que muitas famílias entram em recesso e também há férias escolares. Isso faz com que ocorra um deslocamento maior de veículos para o litoral e Interior. Além disso, o período coincide com as prévias de Carnaval e muitas cidades possuem programação de festas", comenta o coordenador da Operação Lei Seca, Fábio Bagetti.
 
BLOQUEIOS DIURNOS - A Operação Lei Seca de Pernambuco, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde desde dezembro de 2011, foi a primeira no país a realizar blitze em horários diurnos, com pontos de bloqueio pela manhã e à tarde, durante todos os dias da semana. É considerada, atualmente, a maior Operação Lei Seca do Brasil, com a atuação diária de 9 equipes.
 
O Governo do Estado também é pioneiro na implantação de uma vigilância sentinela de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), com a notificação obrigatória em 17 unidades de saúde, que registram a ocorrência de acidentes e geram informações estratégicas para atuação das equipes, além de permitir conhecer o perfil das vítimas e os locais georreferenciados dos acidentes, dando subsídios ao planejamento de ações e qualificação da rede de atenção integral a estas vítimas. Desde o início das fiscalizações mais de 2,5 milhões de pernambucanos que conduziam táxis, motos, cinquentinhas, ônibus, automóveis de passeio ou utilitários foram parados nos bloqueios.