O Clássico das Multidões desta quarta-feira (04/05), que marca o primeiro jogo das finais do Campeonato Pernambucano 2016, contará com o reforço das equipes da Operação Lei Seca (OLS). A partir das 20h, as nove equipes da OLS estarão posicionadas nas principais vias que levam ao Estádio do Arruda, com o intuito de apoiar a Operação Jogo Limpo, coordenada pelo 1º Batalhão de Polícia de Trânsito de Pernambuco (BPTRAN).

“Além de reforçar o trabalho de segurança e fluidez ao trânsito, vamos reforçar a fiscalização de trânsito, com foco na alcoolemia”, comentou o coordenador da Operação Lei Seca (OLS), em Pernambuco, Tenente-Coronel Luciano Nunes. Nesta ação, o trabalho vai priorizar as motos, ônibus e táxis. “Queremos garantir a segurança de quem está indo ao jogo e, para isso, vamos garantir que quem está trabalhando e prestando serviço, esteja dentro das normas”, completou.

A expectativa é que o trabalho em parceria com o BPTRAN seja repetido no próximo domingo (08/05), data do segundo jogo das finais do Pernambucano, que será realizado na Ilha do Retiro. Além disso, a proposta é que a ação seja mantida para os jogos do Campeonato Brasileiro 2016. Ao final do jogo, as nove equipes da Lei Seca, que são móveis, voltarão ao trabalho de rotina em toda a Região Metropolitana do Recife.

Operação Lei Seca - Por blitz, atuam 13 agentes de três órgãos de Estado: Secretaria Estadual de Saúde (SES), Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), sendo quatro militares, quatro agentes do Detran e três técnicos da SES, além de motoristas para van e guincho. Na distribuição das tarefas, os PMs fazem a triagem e abordagem aos veículos; os agentes do Detran aplicam o teste de alcoolemia, checam a carteira de habilitação do condutor (CNH) e o documento do veículo (CRLV), preenchendo o auto de infração, se houver irregularidade; e, simultaneamente aos procedimentos padrões. Já os técnicos da SES acompanham os procedimentos e preenchem formulários com dados da fiscalização, como quantidade de veículos, testes realizados, informações do condutor e reboques realizados – as estatísticas servem para reforçar barreiras em locais e municípios de grande incidência de acidentes.