Na última segunda-feira (07/04), a Secretaria Estadual de Saúde, fundada em 1949, ganhou novo comando. Em auditório lotado na sede da instituição, localizada no Bairro do Bongi, com a presença de funcionários, gestores do SUS, secretários municipais e representantes de hospitais privados e filantrópicos, a médica Ana Maria Albuquerque recebeu a batuta das mãos do também médico Antonio Carlos Figueira, na função desde janeiro de 2011. Albuquerque é a 29º titular da pasta e a segunda mulher – a primeira foi Ângela Valente, entre 1991 e 1992, no Governo Joaquim Francisco.

Em seu discurso (confira o áudio na íntegra, na seção “repercutiu na mídia”), Albuquerque deu o tom da continuidade. “É uma extrema responsabilidade,  porque represento cada uma das servidoras. A missão que me foi dada é da continuidade, de fechar o ciclo de 2007. Teremos inaugurações, mas muita coisa já foi feita. Nossa missão é dar dimensão nacional aos programas, como o Mãe Coruja, a Atenção Básica, diálogo com os municípios. E ela só é possível pela existência dessa equipe, que luta incansavelmente pelo SUS”, discursou, ressaltando que o maior compromisso de sua gestão é com o paciente do SUS.

Ao fim de sua fala, ela ratificou o convite para que os secretários-executivos que auxiliaram Figueira (Jorge Araújo – Coordenação-Geral; Eronildo Felisberto – Vigilância em Saúde; Sílvio Marinho – Administrativo-Financeiro; Cinthia Alves – Gestão de Pessoas; Adelaide Cabral – Regulação) permaneçam na sua gestão. A única mudança é a substituição de Tereza Campos, que já havia solicitado seu desligamento juntamente com Figueira, por Ivette Buril, que assumiu a Secretaria-Executiva de Assistência à Saúde. Buril é enfermeira e vinha ocupando a Diretoria-Geral de Assistência à Saúde, auxiliando Tereza Campos, na SES desde janeiro de 2011. A nova secretária-executiva tem longa trajetória no SUS: concursada da SES desde 1986, já passou por diversos cargos na área de assistência, assim como no Hospital da Polícia Militar, como plantonista da UTI e comissão de controle da infeção hospitalar.

Em sua primeira semana de trabalho, Ana Maria Albuquerque fez reuniões de avaliação e monitoramento com as secretarias-executivas, diretorias e setores estratégicos da pasta, visando o cumprimento de metas até dezembro deste ano. Entre os principais metas, a entrega de uma série de obras que impactarão na oferta de consultas, cirurgias e exames para os pacientes do SUS: seis UPAs de Especialidades, dois novos hospitais (Hospital da Mulher e Mestre Vitalino, em Caruaru), um hospital que será reaberto (São Sebastião) e a conclusão de importantes intervenções nos grandes hospitais da rede, a exemplo de Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães e Restauração. Também durante a semana, a gestora participou de uma reunião de monitoramento com o governador João Lyra Neto, juntamente com todo o secretariado.