A Secretaria Estadual de Saúde, em nome de todos os servidores, expressa publicamente seu pesar pelo falecimento do ex-governador Eduardo Campos e dos membros de sua comitiva. Aos familiares e amigos, nossos mais profundos sentimentos.

Em sua gestão como Governador, a Saúde foi uma das prioridades, se destacando, nacionalmente, nos últimos sete anos, pelo alto investimento na área, o que resultou em uma verdadeira revolução do setor, com a ampliação da oferta de leitos e exames e a implantação de importantes e ambiciosas iniciativas, como a construção de três hospitais metropolitanos, de 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e o enfrentamento do desafio de levar especialidades médicas ao interior, por meio das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs).

Também se destacam o Programa Mãe Coruja, com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres e crianças, que vem contribuindo decisivamente para a redução dos índices de mortalidade materna e infantil em Pernambuco; a universalização do Samu; Reforma e modernização de toda a rede hospitalar. Inauguração dos cinco hospitais municipais da Mata Sul, destruídos em 2010, e do bloco anexo do Hospital de Câncer de Pernambuco; e o início de grandiosas obras, como a dos hospitais da Mulher e Mestre Vitalino, ambos em Caruaru. No período, com o Programa Sanar, Pernambuco assumiu a dianteira no enfrentamento das doenças negligenciadas no Brasil, tornando-se modelo para outros Estados e países no combate às enfermidades que castigam a população carente; e reassumiu a posição de destaque em transplantes de órgãos.

Além de tudo isso, por meio de um modelo de gestão democrático e regionalizado, onde gestores, técnicos, profissionais da saúde e de diversas áreas conseguiram cumprir os objetivos e metas estabelecidos para dar conta da missão de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, garantindo a atenção integral à saúde da população.

Parafraseando o Governador João Lyra Neto, “consola saber o grande homem público que foi Eduardo Campos, que deixa um exemplo de luta em favor dos mais necessitados. Precisamos dar continuidade a esse trabalho, honrando seus compromissos de um Pernambuco cada vez mais consolidado no seu desenvolvimento econômico com justiça social. Que o legado da vida política de Eduardo permaneça como sinal de esperança para o povo de Pernambuco”.

Ana Maria Albuquerque
Secretária de Saúde de Pernambuco