Com apenas 10 dias no ar, o novo portal da Secretaria de Saúde de Pernambuco (www.saude.pe.gov.br) já comemora a marca de 93 mil visitas, no período de 1º a 10 de abril. Uma média de 9,3 mil pessoas acessa, diariamente, a página da Saúde. O número é 159% superior à média de acessos do antigo portal, produzido em 2010, que era de 3,6 mil usuários/dia. O pico de acessos diários aconteceu na última terça-feira (08/04), com 24.757 visitas, ou seja, duas vezes mais que o maior pico histórico, de 12 mil. Os dados são da Google Analytics, ferramenta gratuita de monitoramento de acesso dos sites. Em média, os internautas – 78% são moradores do recife - passam 1 minuto e 20 segundos no site.
 
O novo portal, lançado no dia 1º de fevereiro deste ano, em auditório lotado na SES, com a presença do secretário Antonio Carlos Figueira e seus seis secretários executivos. Foi um projeto da Superintendência de Comunicação, com apoio da Gerência de Sistemas e com informações produzidas pelas seis secretarias-executivas e setores da SES, após 1 ano e meio de muito trabalho.   
A ferramenta trouxe novidades em relação à versão anterior: agora, cada secretaria-executiva possui páginas próprias, com conteúdos específicos de sua área - notícias, programas, documentos e ações relacionadas, de uma forma fácil de ser visualizada, além de um sistema de procura aprimorado, inclusive com busca por consultas, exames e atendimentos de urgência nos hospitais da rede. Cada uma das páginas possui espaço para download e upload de documentos - planilhas, apresentações, boletins epidemiológicos, informes, portarias e notas técnicas.
 
"O projeto foi pensado para atender as especificações de cada área institucional, as secretarias-executivas ganharam uma espécie de mini-portal, onde todas estão contempladas com submenus exclusivos. A disposição do conteúdo facilita a navegação do internauta, seja servidor da Saúde ou público externo. A reestruturação e realinhamento dos conteúdos, com a renovação de todo o layout, também visou dar destaque aos conteúdos mais acessados, como seleções e concursos", pontua o superintendente de Comunicação da SES, Thiago Nunes.
 
Outras inovações foram: um glossário com mais de 50 doenças de notificação compulsória (doenças de A a Z,  dispostas em ordem alfabética com informações sobre prevenção, controle, tratamento, sinais e sintomas); galeria multimídia (áudios e vídeos hospedados no próprio portal, ou seja, disponíveis aos servidores independentemente do perfil do usuário), notícias em formato de blog (dando maior dinâmica e agilidade aos conteúdos, utilizando tags como mecanismo de busca) e maior interação com as redes sociais da SES, seguidas por mais de 8,5 mil internautas. O sistema operacional foi modificado, com a adoção do Drupal (entes era Wordpress), uma plataforma muito mais segura contra a invasão de hackers.