O Projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou nova etapa na Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). Nesta terça, quarta e quinta (28.05 a 30.05), gestores de saúde de Pernambuco se reúnem para a 4ª Oficina de Trabalho do projeto, idealizado pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS), além do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) - este último é a unidade que faz o trabalho de monitoramento e avaliação do planejamento da SES. O Projeto de Fortalecimento vai até fevereiro de 2020. 

Na pauta para os três dias de Oficina está o alinhamento das ações com o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016-2019, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Estadual de Saúde e a elaboração da Tábua de Indicadores/Painel de Bordo. As dinâmicas da Oficina contam também com representantes das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag/PE) e Fazenda (Sefaz/PE).   

Nos três encontros anteriores, iniciados no mês de abril, o grupo de gestores elaborou o mapa estratégico do órgão e elencou os objetivos estratégicos da gestão em pontos que têm como foco promover resultados para sociedade por meio dos processos de trabalho, regionalização e financeiro.  “Estamos muito confiantes que esse processo vai dar frutos bastante positivos para a SES e para a construção de nossos instrumentos de gestão para os próximos anos. Agradecemos a parceria com o Proadi-SUS e o HAOC e também o compromisso de nossa equipe nesse processo que busca sempre a vitória sobre os desafios de gerir a saúde pública”, agradeceu o secretário estadual de Saúde, André Longo.  

“Um planejamento só pode dar frutos se for extremamente participativo e tiver a contribuição daqueles que estão no dia a dia na luta para construir uma relação melhor da gestão com a entrega do serviço. Se a gente não tiver essa participação ativa e forte de todos aqueles que compõem a gestão a gente não vai ter um planejamento que se transforme em realizações. Nós precisamos exercitar esse processo”, completou o gestor da pasta.   

 

A apresentação dos indicadores foi feita pelo secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes. "Estamos passando por um processo de aperfeiçoamento de gestão dentro da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com esse planejamento de ações em gestão em saúde iremos dar uma resposta eficaz, efetiva e eficiente para sociedade pernambucana”, pontuou o executivo.  

Pernambuco está sendo acompanhado pela facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Gilcilene Pretta Cani, que mensalmente se reunirá com os grupos de trabalho da SES para o monitoramento da construção do Plano Estratégico e de Ação. “Este momento é importante, pois estamos reunindo o corpo gerencial e técnico e secretários executivos para fazer o alinhamento de toda a produção que foi iniciada no mês de abril. Os produtos já existentes foram elaborados pelo grupo técnico. Junto ao secretário estadual de Saúde, vamos validar todo o trabalho que vem sendo feito de planejamento estratégico para a secretaria. É importante também por trazer toda a equipe para discutir, conhecer e fazer parte do andamento do planejamento, uma vez que o resultado vai beneficiar a população de todo o Estado”, destacou a facilitadora do HAOC, Gilcilene Pretta Cani Ribei