O secretário estadual de Saúde, André Longo, participou, na manhã desta quarta-feira (15.01), de reunião de monitoramento das ações relacionadas ao termo de cooperação técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas/OMS). O encontro, na sede da SES, no Bongi, buscou analisar as ações em curso com o intuito trazer melhorias para a assistência à saúde materno-infantil, com foco na redução da mortalidade materna, e diminuir a incidência de casos de câncer do colo do útero, entre outros indicadores.

“É notável o empenho de todos na condução desse projeto, uma das prioridades dessa gestão", afirma o secretário André Longo. O gestor ainda reforça que nessa primeira fase, de mapeamento e organização de um plano de ação, é importante para perceber as dificuldades e observar as oportunidades, para, assim, criar objetivos possíveis de execução.

Entre as atividades destacadas pelo secretário, está o fortalecimento da imunização contra o HPV em meninas de 9 a 14 anos, para evitar futuramente casos de câncer do colo do útero e também da mortalidade pela doença. O médico e assessor da SES-PE, Mozart Sales, responsável pela coordenação do termo de cooperação com a Opas, também participou do encontro

COOPERAÇÃO TÉCNICA - O termo de cooperação, assinada em meados de 2019, propõe ações descentralizadas, intersetoriais e integradas de governança e estruturação do sistema; vigilância, controle, monitoramento e avaliação; promoção e prevenção; educação permanente e qualificação do trabalho no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, com foco na melhoria da rede de atenção obstétrica e neonatal precoce, na agenda de saúde sexual e reprodutiva e na prevenção e controle do câncer do colo do útero, em consonância com as Diretrizes do Plano Estadual de Saúde.

A atuação da Opas/OMS conta com consultores internacionais e nacionais que estão apoiando os processos de transferência de experiências e conhecimentos, e irão capacitar profissionais e gestores pernambucanos em todas as regiões do Estado. O projeto foi dividido em três módulos que ocorrem paralelamente: diagnóstico, intervenção e monitoramento. No momento, as equipes estão realizando o diagnóstico da rede de saúde obstétrica e da demanda e oferta da linha de cuidado da prevenção do câncer de colo de útero no Estado, para aumentar o impacto e a efetividade das intervenções.