A Superintendência de Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que participa de projeto-piloto de Acreditação Institucional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), compôs, nesta quarta-feira (07.08), equipe de Gestão de Qualidade. O grupo, formado por onze representantes, irá atuar para a efetivação do processo de Acreditação de Ouvidorias do SUS.

O projeto é do Sistema Nacional de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS (SNAIOS), desenvolvido pela Ouvidoria Geral do SUS, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz-RJ) e outras instituições afins.

"Para abarcar todos os âmbitos da SES-PE, foram escolhidos servidores que trabalham em cada Secretaria Executiva, que irão atuar em conjunto com mais dois representantes, um da Ouvidoria Geral do Estado e outro do Conselho Estadual de Saúde. A intenção é fomentar ações e progressos, em nossa ferramenta, mediante uma gestão coletiva de qualidade", pontua o superintendente da Ouvidoria da SES, Jadiael Alexandre. A Ouvidoria da SES=PE deve enviar para o Ministério da Saúde, dentro do cronograma previsto, relatórios de autoavaliação do sistema executado em Pernambuco. 

"Para construir, de forma transversal, as estratégias de qualidade é necessária a participação efetiva das outras áreas da SES-PE, assessorando na avaliação. Sete ouvidorias do país já passaram por este processo", comenta a pesquisadora da Fiocruz, Sandra Aparecida Venâncio de Siqueira, do Departamento de Ciências Sociais, que também participou da reunião e faz parte da equipe técnica do projeto. 

A Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi uma das dez ouvidorias, dentre as mais de 1,5 mil ouvidorias de saúde existentes no Brasil, escolhidas pelo Ministério da Saúde para participar do projeto-piloto de Acreditação Institucional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), projeto do órgão federal que pretende reestruturar a Rede de Ouvidorias SUS de acordo com as necessidades de cada região.