Em nova rodada do Índice de Transparência da Covid-19 versão 2.0, elaborada pela Open Knowledge Brasil (OKBR) com a colaboração da comunidade técnica e acadêmica, que dobrou os indicadores de abertura de dados analisados, Pernambuco continua em destaque em transparência na divulgação de informações sobre o enfrentamento à Covid-19. A décima edição do levantamento, a primeira com a nova metodologia, reitera a eficiência do Estado na divulgação dos números, e o coloca no segundo lugar da lista, com 92 pontos, no patamar de “alto nível”. Apenas 5 entes, entre eles Pernambuco, divulgam base de dados com as notificações completas. De acordo com a OKBR, a informação é essencial para compreender a dimensão da pandemia no país. A organização ainda ressalta que metade do país ainda está no escuro com relação ao total de casos suspeitos de Covid-19 que foram notificados no sistema de saúde.
 
“Desde o início do enfrentamento da pandemia da Covid-19, em Pernambuco, nós temos um compromisso fundamental com a transparência das informações. Fomos reconhecidos, desde o primeiro momento, como um dos Estados mais comprometidos com a transparência, isso na aferição de entidades não-governamentais, como a OKBR.  Pernambuco foi, então, o primeiro Estado a alcançar o “alto nível” de transparência. Desde então, temos nos esforçado continuamente para aprimorar o processo da chegada de informações para a sociedade, pois entendemos como fundamental para traçar estratégias, para que a nossa capacidade de interpretação de números possa ser feita no tempo mais real possível. Então, o impacto da informação de qualidade é fundamental para tomada de decisão. E agora, quando a OKBR aperfeiçoa sua metodologia, para nós é muito gratificante ver que Pernambuco continua sendo reconhecido, atingindo um patamar expressivo em relação a aferição de transparência. Isso mostra o compromisso do governador Paulo Câmara e da Secretaria Estadual de Saúde que se mantêm em ofertar para toda a sociedade pernambucana um alto nível de qualidade nas informações, permitindo, da melhor maneira possível, o acompanhamento desses dados. Mais uma vez, vemos Pernambuco sendo destacado no cenário da transparência no Brasil”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.
 
A nova versão do Índice de Transparência da Covid-19, divulgado na noite desta sexta-feira (10.07), conta com 26 indicadores de abertura de dados, o dobro da versão anterior. Nesta segunda fase, o projeto conta com o apoio do Instituto Hivos, além da parceria técnica com o Instituto de Governo Aberto (IGA).
 
Dentre os novos critérios, estão a exigência da disponibilização de dados sobre todas as notificações de Covid-19, incluindo casos suspeitos. Também avança no detalhamento de dados demográficos, como raça/cor, pessoas privadas de liberdade e profissionais da saúde – informações que já vinham sendo disponibilizadas pelo Governo de Pernambuco, seja pelos boletins epidemiológicos produzidos pela Secretaria Estadual de Saúde, seja pelo hotsite www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.
 
A posição conquistada por Pernambuco se deve à absoluta transparência, que é questão central no trabalho desenvolvido pelo Governo Estado. Desde o dia 25 de fevereiro, coletivas de imprensa são realizadas, sistematicamente, para detalhar os dados da doença e informar a real situação para a sociedade.
 
AVALIAÇÃO - O Índice de Transparência da Covid-19 da OKBR foi lançado em 3 de abril de 2020 e, desde então, vem sendo atualizado semanalmente, todas as quintas-feiras. Na nova versão, as publicações intercalam os resultados de União e estados e os das capitais.
 
OKBR - A Open Knowledge Brasil, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.