Após um mês do início da vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 85 anos, 102,6% dos pernambucanos nessa faixa etária já receberam a primeira dose do imunizante. Neste sábado (27/02), as vacinas aplicadas nessa população chegaram ao número de 77.115, o que ultrapassa a população estimada pelo Ministério da Saúde (MS) para este público no Estado (75.159 pessoas).

A vacinação desse grupo prioritário teve início no dia 26 de janeiro em todos os municípios pernambucanos, após a chegada de 84 mil doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzidas pelo Instituto Serum, na Índia.

A orientação do Ministério da Saúde (MS) foi utilizar todo o quantitativo recebido para a primeira dose, já que a recomendação é aplicar a segunda após três meses. O órgão federal informou que encaminhará a segunda dose em tempo oportuno.

A estratégia de distribuição e de uso das doses foi pactuada com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o que garantiu às gestões municipais o recebimento, de forma equânime, do quantitativo para a aplicação neste público em cada uma das cidades.

"Além de entregar os devidos quantitativos aos municípios, o Estado ficou com as doses restantes para fazer os ajustes solicitados e comprovados pelos gestores municipais, garantindo a imunização em todos dessa faixa etária", afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

BALANÇO DA VACINAÇÃO - Pernambuco já aplicou 397.950 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 289.930 foram primeiras doses. Ao todo, foram feitas a primeira dose em 155.922 trabalhadores de saúde; 23.969 povos indígenas aldeados; 5.587 idosos em Instituições de Longa Permanência; 26.594 idosos entre 80 e 84 anos; 77.115 idosos a partir dos 85 anos, além de 743 pessoas com deficiência institucionalizadas.

Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 81.430 trabalhadores de saúde; 22.133 povos indígenas aldeados; 4.014 idosos institucionalizados e 443 pessoas com deficiência institucionalizadas; totalizando 108.020 pessoas que já finalizaram o esquema.

Fotos: Miva Filho