O secretário estadual de Saúde, André Longo, participou, na manhã desta sexta-feira (22/11), da cerimônia de inauguração do Biobanco de Tumores do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).  A nova estrutura, pioneira no Nordeste, tem o objetivo de desenvolver novas técnicas de tratamento na área de oncologia. O laboratório vai funcionar como um banco de coleta e armazenamento de material molecular de tumores que será utilizado para fins de pesquisa e, consequentemente, desenvolvimento de novas técnicas de tratamento.

 

Ao todo foram investidos R$ 1,742 milhão no Biobanco, sendo R$ 480 mil de recursos do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). 

 

"Esse é o primeiro Biobanco de tumores em funcionamento no Nordeste, o que marca o pioneirismo de Pernambuco na Saúde Pública. Hoje é um dia que marca um novo momento para a pesquisa em nosso Estado. A partir do modernos equipamentos aqui instalados, será possível fazer o sequenciamento  das amostras de tumores, com a capacidade de armazenar esse material biológico com extrema qualidade para que a gente possa ter o acompanhamento ao longo do tempo, de acordo com a necessidade tanto da pesquisa, como da assistência aos usuários", ressaltou o secretário André Longo. 

 

A presidente do Imip, Silvia Rissin, destacou a importância do serviço para a instuição e para a assistência à população. "A inauguração do Biobanco é um marco na história do Imip e é mais um pioneirismo da instituição. Esse Biobanco é fundamental para alavancar a atualização tecnológica em saúde e essa plataforma poderá ser utilizada para realização de inúmeros projetos, favorecendo cooperação nacionais e internacionais. E isso possibilita o desenvolvimento da pesquisa. Esta iniciativa permite também o acesso dos usuários do SUS para esses exames tão refinados, complexos e importantes para os que sofrem com o câncer, permitindo um tratamento personalizado para cada paciente e possibilitando maiores chances de cura e uma melhor qualidade de vida", destacou.  

 

Biobanco - A incidência do câncer vem crescendo bastante no mundo inteiro, com grande impacto em âmbito individual e social. A doença é hoje a segunda causa de morte no Brasil e no mundo, com projeção para tornar-se a primeira até 2030, com um aumento de 50% nos números de novos casos. Os biobancos (bancos de tumores) são fundamentais para o sucesso do tratamento e pesquisa do câncer, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Ao garantir o armazenamento adequado do material biológico (fragmentos de tumores e sangue, por exemplo), o Biobanco do IMIP atuará dentro das normas técnicas e éticas nacionais e internacionais e fará parte da Rede de Biobancos da América Latina e do Caribe (REBLAC), e da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC).