Representes do Estado de Pernambuco participam, nesta terça e quarta-feira (10 e 11.12), do II Seminário da Planificação da Atenção à Saúde: “Desafios do SUS e a Planificação da Atenção à Saúde”, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em Brasília – DF. A iniciativa faz parte da Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS), projeto realizado pelo faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Conass, Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein. A proposta de organização integrada do cuidado à saúde acontece em vários estados do país, e em Pernambuco, inicialmente, oito municípios que compõem a VIII microrregião da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), participam do projeto. Para o II Seminário da Planificação, Pernambuco inscreveu seis trabalhos, todos aprovados, e um deles será apresentado de forma oral. A Região Nordeste também será representada pelo Estado do Maranhão.    

O projeto PlanificaSUS busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção, a partir da organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) na rede de atenção aos usuários do SUS, em regiões de saúde das 27 Unidades Federativas. O Planifica SUS está sendo implantado, inicialmente, nas cidades de Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Tacaimbó, São Bento do Uma, Poção, Cachoeirinha e Sanharó.  

Os trabalhos que serão apresentados, em formato banner, no evento são divididos da seguinte forma: 01 da IV Geres, 01 da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE). Os municípios de Poção, Sanharó e Belo Jardim serão também contam com um trabalho cada. A sustentação oral será realizada pela superintendência de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Maria Francisca Santos de Carvalho, com o tema “Da adesão aos resultados esperados no PlanificaSUS: um olhar sobre a importância da articulação estadual na IV Região de Saúde, Microrregião VIII, Belo Jardim PE”.  

 

“O PlanificaSUS  é um processo transformador de paradigmas, práticas cotidianas e focadas nos processos de trabalho para organizar as Redes de Atenção à Saúde (RAS).Uma construção coletiva que envolve vários saberes, atitudes e tomadas de decisão no âmbito das três esferas de gestão. Nesse sentido, vemos a importância do Secretário de Estado apoiar o projeto, considerando-o como agenda estratégica, e também o empenho dos gestores municipais, que participam ativamente do processo, reconhecendo o papel da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada para reestruturação da assistência à saúde”, destacou a superintendência de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Maria Francisca Santos de Carvalho.  

Lista dos trabalhos que serão apresentados no evento:  

Região Nordeste/Pernambuco (apresentação oral)  

“Da adesão aos resultados esperados no PlanificaSUS: um olhar sobre a importância da articulação estadual na IV Região de Saúde, Microrregião VIII, Belo Jardim PE” – Maria Francisca Santos de Carvalho (SES/PE).  

PERNAMBUCO (apresentação banner)  

“Territorialização: Intensificação Cadastral da População” - Ana Cláudia Silva Bezerra (Poção/PE).  

“Qualidade da Territorialização com a Implantação da Plataforma ESUS” - Heleno Alves da Silva Júnior (Belo Jardim/PE).  

“A união da equipe é fundamental para transformação da planificação da atenção a saúde” - Maria Dierly da Silva Nunes (Sanharó/PE).  

“A construção e desconstrução da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada com a Planificação da Atenção à Saúde” - Lidiane Lima Regino (UPAE – Belo Jardim/PE).  

“O cuidado às Doenças Crônicas na IV Região de Saúde de Pernambuco: o olhar da gestão regional a partir da Planificação da Atenção à Saúde” - Maria Aparecida de Souza (IV GERES – SES/PE).