Durante o final de semana, a Secretaria Estadual de Saúde manteve em ação o Gabinete Institucional de emergência, monitorando permanentemente a situação da rede de Saúde diante dos impactos da paralisação nacional dos caminhoneiros, e trabalhando integrada ao Gabinete de Gerenciamento de Crise, montado pelo Governador Paulo Câmara. A determinação do chefe do executivo estadual foi a priorização da manutenção de toda a rede estadual de Saúde. E, desta forma, todas as unidades estão funcionando normalmente, prontas para prestar assistência aos usuários.

Neste domingo (27), o secretário Iran Costa participou, no Palácio do Campo das Princesas, de reunião entre o Governo de Pernambuco e representantes dos diversos segmentos médicos, empresariais, sindicais e Poderes Constituintes. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas dos setores e apresentar o que está sendo feito pelo Governo de Pernambuco para garantir o funcionamento dos serviços essenciais à população em todas as regiões do Estado. Na ocasião, foram debatidas estratégias para a volta do abastecimento de combustível e o desbloqueio dos pontos de interdição nas rodovias federais e estaduais em Pernambuco.

O Governador Paulo Câmara ainda detalhou que os principais serviços tiveram pouco ou nenhum prejuízo no funcionamento ordinário. “Evidentemente que o prejuízo que essa greve dos caminhoneiros tem causado ao País é enorme, mas a gente está tomando medidas efetivas para que esses efeitos sejam minimizados aqui em Pernambuco. Nós ainda não tivemos nenhum prejuízo nas nossas unidades de saúde, todas estão funcionando normalmente, 100% dos hospitais de alta complexidade, hospitais metropolitanos, Upas.”, frisou.

As ações do Governo de Pernambuco com a liberação de caminhões com combustível do Porto de Suape nos últimos dias garantiram o abastecimento das ambulâncias da rede de Saúde, bem como dos veículos que abastecem as unidades com insumos essenciais. “Estamos monitorando permanentemente a situação da rede e estamos atuando com muita determinação para resolver todos os problemas pontuais que estão surgindo. A população pode ter a certeza que, por orientação do governador Paulo Câmara, a Secretaria Estadual de Saúde continua trabalhando incansavelmente para garantir a assistência aos usuários do SUS em Pernambuco”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

Desde a última quinta-feira, o secretário e executivos da pasta da saúde do Estado se revezam, 24h por dia, no Gabinete de Gerenciamento de Crise, montado pelo Governador Paulo Câmara e que funciona no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), no bairro de São José, Centro do Recife.