Motoristas e motociclistas que irão se deslocar para cidades do interior do Estado ou para praias do litoral pernambucano durante este final de semana, entre os dias 21 e 24 de junho, devem estar atentos aos bloqueios da Operação Lei Seca. Além da fiscalização e realização dos testes do etilômetro, também haverá ação das equipes educativas, com atuação de cadeirantes e muletantes, nos principais polos juninos, com a distribuição de bafômetros descartáveis, panfletos informativos e squezzes. Além da Região Metropolitana do Recife (RMR), os bloqueios de trânsito ocorrem nos principais pontos de acesso às cidades de Limoeiro, Carpina, Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde.

“Sabemos que, tradicionalmente, o São João é festejado em todo o Nordeste e há um fluxo constante de veículos entre algumas cidades da região. Por isso, nossas equipes estarão posicionadas para garantir que as estradas estejam seguras durante esses deslocamentos. A conscientização e responsabilidade dos motoristas é fundamental para que os festejos ocorram com tranquilidade. Além de não beber e dirigir, outras medidas são importantes para evitar ou reduzir situações que aumentam a possibilidade de acidentes, como excesso de velocidade e imprudências nas ultrapassagens", comenta o coordenador da Operação Lei Seca em Pernambuco, Fábio Bagetti. 

A Operação Lei Seca em Pernambuco (OLS) está sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 1º de dezembro de 2011. Com foco na prevenção e no enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre, considerado uma epidemia mundial, o programa traz a educação e a orientação aos condutores, por meio de deficientes vitimados pela combinação de álcool e trânsito, como um eixo principal, além da fiscalização diária realizada por nove equipes que atuam de forma permanente em todo o Estado.