Depois de percorrer o Sertão e o Agreste, o Governo de Pernambuco iniciou, nesta quinta-feira (23/04), em Timbaúba, na Escola Técnica Miguel Arraes de Alencar, a quarta rodada dos Seminários Regionais Todos Por Pernambuco. O objetivo é discutir com os participantes da Zona da Mata Norte ações que nortearão o planejamento do Estado nos próximos quatro anos.

A sala temática da Saúde recebeu, em Timbaúba, 111 inscritos para o debate. Ao todo, foram 226 propostas para a área, sendo 81 apresentadas na sala e 145 entregues em formulários. Toda a discussão das propostas foi intermediada pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

Um dos temas que mais ganharam eco durante a sala temática foi o fortalecimento da Atenção Primária. Edmilson Nascimento, presidente da Associação de Agentes Comunitários de Saúde de Nazaré da Mata, destacou a importância de investir na área. “A Atenção Básica é o elo de todo nosso sistema de Saúde. Se ela funciona bem, nós vamos evitar muitas internações de alta complexidade, porque ela promove Saúde”, salientou.

O secretário Iran Costa também reafirmou a necessidade de investir na Atenção Básica. “Precisamos desenvolver a Atenção Primária, que é o ponto mais importante do SUS, pois trabalha a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Infelizmente, no Brasil, ela é subfinanciada e não foi dada toda a condição para que os municípios a desenvolvessem”.

Outras propostas levantadas pelo público foram o fortalecimento da rede materno-infantil na Mata Norte, ampliação das ações de combate aos acidentes de moto, qualificação das regulações municipais e a universalização do Programa Mãe Coruja Pernambucana para todos os municípios pernambucanos.

Todos os temas debatidos na sala temática foram apresentados ao governador Paulo Câmara e aos demais secretários de governo, no período tarde, durante a plenária geral.

Visita – No início da tarde, aproveitando a passagem pelo município, o secretário de Saúde, Iran Costa, visitou, ao lado do governador Paulo Câmara, o Hospital Memorial João Ferreira Lima, unidade filantrópica, e a UPA municipal de Timbaúba, que realiza, diariamente, cerca de 200 atendimentos e oferece atendimento de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, pediatria e traumato-ortopedia.

Todos por PE - Nesta sexta-feira (24/04), será a vez de Palmares receber o Seminário Todos Por Pernambuco na Autarquia Educacional da Mata. Já a rodada de encerramento será no Centro de Convenções de Pernambuco, no próximo dia 29, envolvendo as cidades da Região Metropolitana.

O programa Todos Por Pernambuco foi criado pelo ex-governador Eduardo Campos durante a sua primeira gestão, em 2007.