As secretarias estaduais de Saúde (SES-PE) e de Educação (SEE) se uniram no enfrentamento do Covid-19. Na manhã desta segunda-feira (09.03), gestores e coordenadores das 16 Gerências Regionais de Educação do Estado participaram de palestra ministrada pelo secretário de Saúde, André Longo, com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de discutir o novo coronavírus e as atitudes de higiene pessoal e etiqueta respiratória com alunos e professores nas escolas estaduais. O evento aconteceu na sede da Educação, no bairro da Várzea, no Recife. Até o próximo dia 13 (sexta-feira), serão realizadas uma série de atividades de conscientização sobre o vírus em todas as 1.060 escolas da rede estadual. 

Durante a explanação, André Longo, destacou as principais informações em saúde relacionadas ao vírus, como características da doença e dicas de prevenção. O objetivo das secretarias é fornecer informações fidedignas sobre o assunto para que estas sejam repassadas aos estudantes da rede estadual, evitando, assim, a propagação de boatos e estimulando práticas de prevenção.  

"Pernambuco continua sem confirmação de casos de coronavírus. Iniciamos nosso trabalho de monitoramento desde o mês de janeiro, e de lá pra cá, já orientamos nossa rede sobre o fluxo correto de atendimento e notificação de casos suspeitos. Aliado a esse processo de monitoramento, a SES-PE elaborou notas técnicas e um protocolo clínico e epidemiológico do novo coronavírus (covid-19), se baseando nos documentos e evidências científicas nacionais e internacionais já disponíveis, fazendo também as adaptações e acréscimos necessários para a realidade do Estado. Contamos com a parceria da Educação para que as informações sobre prevenção cheguem a nossos alunos da maneira correta", pontou o secretário estadual de Saúde, André Longo.  

Ao longo da semana, todas as escolas estaduais serão orientadas a dedicar ao menos um dia para atividades ligadas ao debate sobre o coronavírus, com material de apoio (cartazes e folderes) fornecido pelo Governo de Pernambuco. “O assunto tomou a atenção do público e vemos por aí muito alarmismo devido a fontes duvidosas de informação. Nossa ideia com este encontro é fazer chegar até a escola dados mais precisos sobre o assunto, compartilhados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde”, pontua o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.  

AULAS - Na última quinta-feira (05/03), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou ofício, para escolas de todo o país, informando que não há, até o momento, nenhum suporte técnico para indicar o não comparecimento às aulas dos estudantes que viajaram a países com infecção pelo covid-19 e que não apresentam sintomas suspeitos. O documento da entidade ainda ressalta a importância de adoção de medidas de higienização das mãos e de etiqueta respiratória para evitar o contágio de doenças respiratórias, como o covid-19. No início desta semana, a SES-PE e a secretaria de Saúde do Recife também encaminharam para as escolas de todo o Estado documento com estas mesmas orientações.