Nascida em Belo Horizonte (MG), a secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, recebeu, na noite desta terça-feira (18/11), o título de cidadã pernambucana, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A solenidade foi realizada na plenária do Palácio Joaquim Nabuco e o título foi proposto pelo deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB).

Ana Maria veio morar no Recife em 1986,
depois de se casar com seu maridoque conheceu no carnaval de Olinda. À época estava no 2º ano de Medicina, curso que concluiu na Universidade de Pernambuco. Fez residência médica em Pediatria e tem especialização em Auditoria Médica pela Faculdade São Camilo (BA); em Monitoramento e Avaliação de Programas de Controle de Endemias pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz; e em Gestão da Saúde pela Fundação Dom Cabral/ Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Ela também tem mestrado em Avaliação de Programas de Controle de Endemias, com ênfase em HIV/Aids pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e pós-graduação em Gestão Governamental, pela Escola de Governo do Estado de Pernambuco.

Na Secretaria de Saúde, Ana Maria Albuquerque é profissional de carreira, tendo passado por diversos setores do órgão e acompanhado vários momentos da gestão estadual, até ser chamada, em 2009, por João Lyra Neto (que naquele momento acumulava as funções de vice-governador e de secretário de Saúde) para ocupar a Secretaria-Executiva da Atenção à Saúde. Em abril deste ano, foi convidada pelo já Governador João Lyra a assumir a Secretaria de Saúde, sendo a segunda mulher na história do Estado a ocupar a titularidade da pasta.

“Pernambuco foi o Estado que me despertou o encantamento pelo Sistema Único de Saúde. Tenho muito orgulho de ser uma profissional de carreira na SES e de ter passado por diversos setores até ter a honra de ser a coordenadora da política de saúde pública do Estado. Há muitos anos que já me considero uma pernambucana de coração. Hoje, com a concessão do presente título pela Assembleia Legislativa, me torno uma cidadã pernambucana de fato e de direito. Para tal demonstração de respeito e carinho, só me resta dizer que, além do orgulho e da imensa gratidão, só posso retribuir com mais trabalho e dedicação pela causa da saúde pública, pois creio que essa, mais do que profissão, é a minha missão”, afirmou Ana Maria durante a solenidade.