O secretário Estadual de Saúde, José Iran Costa Júnior, apresenta, na tarde desta quinta-feira (18/05), em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o relatório de Prestação de Contas da pasta do 3° quadrimestre de 2016 - que corresponde aos meses de setembro a dezembro do ano passado. A reunião, que acontece no Museu Palácio Joaquim Nabuco, realizado em cumprimento à Lei Complementar 141/12, que regulamenta os valores mínimos a serem aplicados anualmente pelos entes federativos em ações de saúde. Segundo a Lei, em seu artigo 34, as audiências públicas devem ser realizadas a cada quatro meses, apresentando o relatório das ações e investimentos na área da saúde.

Em sua apresentação, Iran Costa vai mostrar a priorização da área da Saúde no Governo Paulo Câmara, o que faz com que Pernambuco ocupe o primeiro lugar entre os estados que mais investem recursos próprios no setor no Nordeste. O Estado fechou o ano de 2016 com 15% de aplicação de recursos próprios na área - o que supera, com folga, o mínimo regulamentado pela Emenda Constitucional 29, de 12%. O segundo colocado é o Ceará, que aplicou 13,9%.

Graças a esse grau de investimento, Pernambuco, que possui uma das maiores redes próprias entre os estados brasileiros, conseguiu manter os serviços de saúde abertos à população, possibilitando a ampliação e descentralização da assistência em todo o seu território. O secretário também irá mostrar aos deputados que a rede estadual de saúde apresentou, entre setembro e dezembro de 2016, um crescimento de 6% na produção em comparação ao mesmo período de 2015.

Além disso, Iran Costa vai apresentar a contratação de profissionais de Saúde para reforçar os plantões da rede estadual. No Governo Paulo Câmara, a Saúde de Pernambuco teve o maior chamamento da sua história. Desde 2015, ao todo, foram mais de 4,5 mil profissionais concursados, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e técnicos de enfermagem.