Fundado em 1855 para tratar pacientes acometidos pela cólera, o Real Hospital Português de Beneficência (RHP) hoje é considerado um dos mais complexos centros hospitalares do país. Para comemorar os 164 anos de história, nesta segunda-feira (16.09), a unidade realizou uma solenidade que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, que na ocasião representou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Ao lado do provedor, Alberto Ferreira da Costa, o 1º vice-provedor, Alberto Ferreira da Costa Júnior, o gestor participou da entrega da Comenda de Excelência Médica cedida ao chefe do serviço de nefrologista do RHP, Frederico Cavalcanti. 

André Longo, em sua fala parabenizou a unidade pelos anos de serviços prestados a população pernambucana e pelo aporte tecnológico e inovação em saúde. “O RHP é um orgulho pernambucano. Exaltamos os avanços na área da nefrologia e sua potencialidade na área de transplantes para o Brasil, nos tornando um dos únicos estados, que mesmo nessa crise, conseguiu fazer crescer o número de transplantes em 2018 e o segundo centro transplantador por milhão de habitantes na área da nefrologia. Sabemos da importância de instituições como o Real Hospital Português para solidez da medicina pernambucana”, destacou.  

Concedida anualmente, a Comenda de Excelência Médica faz parte das comemorações de aniversário do Hospital, e este ano foi homenageado o médico nefrologista, Frederico Cavalcanti, que atua a 20 anos na instituição. O gestor da pasta estadual enalteceu o trabalho do colega e do RHP na expansão da especialidade no Estado. “Parabenizar ao doutor Frederico Cavalcanti pelos grandes feitos que tem realizado na área de transplante renal, e também pela busca constante pela expansão da assistência na área da nefrologia e da terapia renal substitutiva”, frisou André Longo.    

 

A solenidade ainda contou com a presença do ex-secretário de Saúde de São Paulo e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonzalo Vecina Neto, que explanou sobre o “Futuro do SUS e a importância dos hospitais filantrópicos”.  

O provedor, Alberto Ferreira da Costa, agradeceu a entrega e o compromisso dos profissionais de saúde e colaboradores do Real Hospital Português com a promoção da assistência à saúde. “Pautamos os nossos serviços em honestidade e seriedade, sempre na busca por conhecimento e melhores tecnologias para melhor atender aos pedidos da população”, disse.

Participaram também da mesa em celebração aos 164 anos do RHP, o vice-cônsul de Portugal em Pernambuco, Marco Melo, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Adalberto Melo, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o ex-governador do Estado, João Lyra Neto, o comandante da 7ª Região Militar, General Pedro Paulo de Mello Braga, e o deputado federal, João Campos.