O secretário estadual de Saúde, André Longo, recebeu, na tarde desta terça-feira (26.02) uma comitiva da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para discussão do termo de cooperação para elaboração de estratégias de prevenção e combate às doenças negligenciadas e arboviroses (zika, chikungunya e dengue). O cenário da atenção à saúde nos casos de câncer e a rede materno-infantil também estiveram no cronograma de debate, que se reuniu ao longo do dia na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, Zona Oeste do Recife. O grupo também participará de agenda de oficinas temáticas nesta quarta-feira (27.02). 

“Nós temos a clareza de que precisamos de ajuda para solucionar problemas tão complexos em Pernambuco, como são as doenças negligenciadas e as arboviroses. Por isso, é uma satisfação receber a Opas e tratar, juntos, da ampliação de nossa cooperação técnica”, destacou o secretário. 

A secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, detalhou as principais ações desenvolvidas pela pasta, principalmente em relação às arboviroses. “Focamos no aprimoramento das nossas iniciativas, além de trabalhar com os municípios diversas atividades de educação em saúde e ações intersetoriais. No âmbito das arboviroses, um dos nossos principais investimentos foi o aplicativo para smartphones e-visit@, que qualificou a informação coletada pelos agentes de endemias, indicando quais são os municípios prioritários”, pontuou. 

No Programa Sanar, de combate às doenças negligenciadas, a equipe revisou as estratégias adotadas nos municípios prioritários, atualizando protocolos e monitorando as ações desenvolvidas, com foco para tuberculose e hanseníase. 

Os desafios no enfrentamento aos casos de câncer de colo de útero registrados no Estado também foi ponto de discussão. Temas como as análises dos exames citopatológicos do colo do útero para elaboração das linhas de cuidados e a uniformização dos indicadores gerados pelas unidades de saúde foram alguns dos pontos explanados em apresentação feita pela gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz. Representantes de unidades de referência em Pernambuco, como Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), estiveram presentes na reunião. 

Para o secretário estadual de Saúde, o panorama estadual demanda atenção reforçada. “Precisamos unir esforços para combater o câncer de colo do útero. É preciso tratá-lo como uma doença efetivamente negligenciada, pensando como podemos ampliar os cuidados dentro do escopo da cooperação com a Opas”, ressaltou André Longo. 

Encerrando a agenda do primeiro dia, a secretária-executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota, apresentou ao grupo os principais dados de atenção obstétrica em Pernambuco, com destaque para as ações exitosas e os principais desafios. Os programas Parto Adequado e Redução da Mortalidade Materna, desenvolvidos no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), referência estadual para partos de alto risco, foram alguns dos projetos mencionados.

Para Tatiana Santos, uma das representantes da Opas no encontro, as ações desenvolvidas no Estado seguem o traçado pela cooperação técnica. "Estamos muito satisfeitos com a avaliação que fizemos do termo em parceria com a Secretaria. Também estamos disponíveis para continuar contribuindo com as próximas estratégias", afirmou. 

Nesta quarta, a comitiva se reunirá em grupos de trabalho para discussão dos principais pontos elencados ao longo do primeiro dia. O objetivo é que todos os temas debatidos busquem a transversalidade dos recursos humanos, visando a melhor implementação das propostas. 

Oficinas internas 

As áreas técnicas da SES envolvidas diretamente na cooperação firmada com a Opas também se reuniram nesta terça para discussão dos temas apresentados à comitiva da entidade. O grupo voltará à discussão nesta quinta-feira (28.02) para elaborar um documento com novas propostas para o termo de cooperação. O relatório será entregue ao secretário estadual de Saúde, que apresentará o plano de ação em audiência com a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross.