O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, participou, na noite da última quinta-feira (07.06), da abertura do EndoRecife, congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- Regional Pernambuco. O evento, que segue até o sábado, no Hotel Summerville, em Porto de Galinhas, está em sua 21º edição e traz mais de 50 convidados nacionais e internacionais na programação científica.

De acordo com o presidente do EndoRecife 2018, Luiz Griz, o evento pretende trazer à mesa de discussão temas de interesse da especialidade na atualidade, tais como métodos diagnósticos nas endocrinopatias, novas tecnologias de monitorização do diabetes melitus, estratégias no tratamento farmacológico do diabetes e da obesidade, cirurgia bariátrica, prevenção e manuseio da osteoporose, reposição hormonal na pós menopausa (prós e contras), uso de testosterona no homem, disfunções  neuroendócrinas, importância da atividade física na prevenção da sarcopenia, câncer de tireoide, hipo e hipertireoidismo.

"Este  ano estamos inovando e discutindo pela primeira vez o paciente transgênico: a mulher transgênica, o homem transgênico e a cirurgia de afirmação do gênero. Com certeza, o tema vai atrair os especialistas da área para um grande debate", afirmou Luiz Griz em artigo publicado nesta semana no Diario de Pernambuco.