O secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve, na manhã desta quinta-feira (14.03), participando de ação da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Pernambuco em alusão ao Dia Mundial do Rim. A atividade ocorreu na Avenida Beira Rio, no bairro da Torre, no Recife, com panfletagem para chamar a atenção da população sobre os hábitos que auxiliam na “Saúde dos rins para todos”, lema da campanha deste ano. 

“Estamos aqui para lembrar a necessidade da prevenção e educação em saúde, para termos uma saúde melhor, inclusive dos rins. Reforçamos os cuidados necessários para prevenir e tratar a hipertensão, o diabetes, a obesidade e várias outras doenças que possam comprometer o rim”, afirmou o secretário André Longo.

O nefrologista Wagner Barbosa lembrou que cerca de 10% da população possui algum problema renal que, se não tratado a tempo, pode levar a necessidade de diálise ou de um transplante. Entre os hábitos saudáveis para a saúde dos rins, o especialista destaca a alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e o controle do peso. Mais informações podem ser obtidas no site da Sociedade Brasileira de Nefrologia: sbn.org.br

TRANSPLANTES – Pernambuco continua se destacando no Brasil quando o assunto é transplantes de rim. Nos procedimentos renais por milhão de habitantes (pmp), o Estado passou do 4º lugar, em 2017, para o 2º, ficando atrás apenas do Paraná. Em números absolutos, Pernambuco também apresentou crescimento de 15% quando comparados os dados de 2017 (406 transplantes) e 2018 (468). 

Em Pernambuco, o transplante de rim é feito pelos hospitais Português, das Clínicas e Imip. O Imip ainda realiza os procedimentos duplos de rim/fígado e rim/pâncreas. Já o Português faz rim/fígado.