O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, participou, nesta quinta-feira (22), em Brasília, da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne representantes dos governos estaduais, municipais, além do Ministério da Saúde. Na abertura do evento, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, foi condecorado com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, que reconhece o trabalho desenvolvido por organizações e agentes nas áreas da medicina, higiene e saúde pública. A reunião tem uma pauta extensa de pactuações entre os entes federativos. 

 

Já na quarta-feira (21), também na capital federal, Iran Costa participou da Assembelia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O encontro elegeu o novo presidente do Conselho para o biênio 2018/2019, Leonardo Vilela, secretário de Estado da Saúde do Goiás.

 

Em sua fala, Vilela falou da qualificação do colegiado do Conass assim como do seu corpo técnico. “Esse grupo é formado por pessoas de alta credibilidade e extremamente representativas. Acredito que precisamos sim canalizar o peso político desta instituição para consolidar nossas conquistas no SUS, principalmente no Congresso Nacional, onde acontecem as grandes lutas e decisões do país”, defendeu. E destacou ainda a trajetória de crescimento e amadurecimento do Conass, que vem consolidando sua capacidade com um colegiado forte, presente, ativo e participativo e com propostas consistentes. “Bons gestores se cercam de grandes equipes e contam com assessoramento qualificado. Quando temos credibilidade nas propostas e coerência naquilo que defendemos conseguimos o sucesso”.

 

No encontro, o secretário de Saúde de Pernambuco foi eleito suplente da Comissão Fiscal do Conass.