O secretário Estadual de Saúde, André Longo, participou na manhã desta quarta-feira (20/02) da primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuci (CES-PE) de 2019. O encontro contou com a presença de representante do Ministério da Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, do secretário executivo de Gestão Integrada e Participativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Humberto Antunes, além dos conselheiros estaduais e técnicos da SES. 

"É um prazer estar presente nesta reunião do Conselho Estadual de Saúde. É um momento também de ratificar com as representações dos usuários, trabalhadores e gestores o nosso compromisso com o controle social para que possamos trilhar caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Pernambuco", destacou André Longo. 

 


A pauta da reunião foi o atual cenário da Atenção Primária em Pernambuco e as mudanças promovidas pelo Governo Federal na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O secretário estadual de Saúde ressaltou a importância da atenção primária como ordenadora e porta de entrada do SUS. "A Atenção Básica é fundamental para o Sistema Único de Saúde e para a nossa população. Só um investimento forte na Atenção Primária será capaz de reverter alguns indicadores e uma tendência que temos hoje de extrema sobrecarga na rede hospitalar de alta complexidade", ressaltou.