Com o objetivo de trocar experiências e discutir parcerias, o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, visitou, nesta terça-feira (17/05), o estado de Goiás. Acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde do Estado, Leonardo Vilela, Iran Costa visitou pela manhã o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (ConectaSUS), órgão de referência no País em tecnologia de informação em Saúde. O Centro, localizado na sede da SES-GO, reúne diversos dados que auxiliam a Secretaria na tomada de decisões estratégicas em Saúde.

 

“Nosso objetivo é conhecer as experiências exitosas do SUS no país. Em administração pública, o diagnóstico de informações é fundamental para o planejamento. E fiquei impressionado com os resultados que o ConectaSUS pode proporcionar. Pretendo trazer a equipe da secretaria estadual de Saúde aqui para que essa experiência tão exitosa possa ser levada para Pernambuco”, destacou Iran Costa após conhecer os sistemas do Centro de Informações.

 

No período da manhã, Iran Costa também participou de reunião com a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), laboratório público com capacidade produtiva de mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano, que são distribuídas em todas as regiões do Brasil. “Em Pernambuco temos o Laboratório Farmacêutico do Estado, o LAFEPE. Esta é uma oportunidade para trocarmos conhecimentos e quem sabe estabelecermos parcerias inclusive no desenvolvimento de medicações”.

 

Em sua visita a Goiás, o secretário ainda irá conhecer a estrutura e gestão das duas principais unidades de urgência e emergência de Goiás - os hospitais de Urgências de Goiânia (Hugo) e de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).