A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Regulação em Saúde, promoveu, nesta quinta-feira (25.07), oficina sobre Hospitais Comunitários e Cuidados intermediários. O evento, na sede da SES, no Bongi, foi ministrado pelo sanitarista Túlio Batista Franco, que é pós-doutor na área de saúde coletiva e professor do  Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).

Franco tem atuado em pesquisas e projetos para implantação do modelo europeu de Hospital Comunitário, voltado para o atendimento de doentes crônicos em articulação com a Atenção Primária. Durante a oficina, o profissional explanou e debateu sobre o modelo de hospital comunitário e sua eficácia assim como a necessidade de reforma no modelo de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que sobretudo, se adeque ao perfil da população local. 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, e os secretários executivos de Regulação, Giliate Neto, e de Atenção à Saúde, Cristina Mota, também participaram do encontro, que reuniu profissionais e gestores da Saúde. "É interessante e fundamental pensarmos em outras formas de assistência, além de buscar iniciativas que podem dar certo. Precisamos incorporar novas propostas para definir possíveis mudanças na organização dos serviços de Saúde com toda a responsabilidade possível", pontuou André Longo. 

O professor Túlio Batista Franco apresentou o projeto-piloto do Hospital Comunitário também chamado de Unidade de Cuidados Intermediários que será implementado em Niterói e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.