A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) assinaram, no último dia 9, o termo de cooperação para adesão ao Protocolo de Enfermagem na Atenção Básica. O guia funciona como suporte técnico e científico para os profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica, nas Unidades Básicas de Saúde.

Além de ser um instrumento de gestão para a garantia da segurança do usuário e do profissional, com a adesão, passa a ser obrigatória a consulta do protocolo em todas as Unidades Básicas de Saúde, geridas pelos municípios. O Estado possui ao todo 2.279 equipes de Saúde da Família, formadas por mais de cinco mil profissionais de Enfermagem.

Segundo o Conselho de Enfermagem, o guia será fundamental para a incorporação de novas tecnologias como também o respaldo legal das ações do enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem. No site do Coren-PE (http://www.coren-pe.gov.br), está disponível para download a versão digitalizada do documento com aproximadamente 400 páginas, resultado de um trabalho do Conselho de quase três anos, contando com a participação voluntária para a autoria de 19 especialistas, mestres e doutores na área.