Com a renovação de 70% dos gestores à frente das secretarias municipais de saúde, em 1 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE) promovem desta quinta-feira (09.02) até sábado (11.02), em Gravatá, no Agreste pernambucano, o Seminário de Acolhimento para os Secretários Municipais de Saúde (gestão 2017-2020). A intenção é promover o acolhimento e o alinhamento entre os novos gestores, além de promover a troca de experiência regionalizada.

De acordo com a presidente do Cosems-PE, Gessyanne Paulino, os conteúdos a serem discutidos são prioridade nas agendas municipais, que passam desde a atenção básica e promoção à saúde à rede de urgência e emergência. "Esse encontro abordará também que instrumentos são fundamentais para que a gestão funcione. Não esqueçamos que fazer gestão envolve compromisso e responsabilidade", pontuou.

O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, não pode comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem a todos os secretários de saúde presentes ao evento. “Abro as portas da Secretaria Estadual de Saúde para apoiá-los tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista do planejamento para que possamos construir uma gestão compartilhada em cada região de Saúde. Apesar dos imensos desafios, considero o momento de crise e de dificuldade uma oportunidade fabulosa de melhorar os processos e o fluxo de atendimento dos pacientes. Meu desejo é desenvolver, junto às Secretarias Municipais de Saúde, parcerias para que possamos avançar na gestão do Sistema Único de Saúde”, afirmou na mensagem.

Representando o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, e também o secretário de Saúde no evento, a secretária-executiva de Coordenação Geral da SES-PE, Ana Cláudia Callou, ressaltou que o momento de renovação é oportuno. "Vamos trabalhar em conjunto e em parceria com as gestões municipais como vem ocorrendo. Juntos somos mais fortes e capazes de superar as dificuldades no Sistema Único de Saúde (SUS). A mensagem de hoje é foco, fé, força e determinação", disse.

Confira, abaixo, a íntegra da mensagem do Secretário Iran Costa aos secretários municipais de Saúde:

"Prezados e prezadas,

É com imensa satisfação que cumprimento todos e todas os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco. Desejo a cada um e a cada uma muita determinação e sucesso no desafio de construir uma gestão comprometida com os princípios e diretrizes do SUS, em prol da população de seus respectivos municípios.

Falo isso, porque entendo que as Secretarias Municipais de Saúde têm um nível de vulnerabilidade grande, pois apesar de muito próximas da população, estão distantes do centro de tomada das decisões das políticas de Saúde.

Mas, diante disso, abro as portas da Secretaria Estadual de Saúde para apoiá-los tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista do planejamento para que possamos construir uma gestão compartilhada em cada região de Saúde.

Apesar dos imensos desafios, considero o momento de crise e de dificuldade uma oportunidade fabulosa de melhorar os processos e o fluxo de atendimento dos pacientes. Meu desejo é desenvolver, junto às Secretarias Municipais de Saúde, parcerias para que possamos avançar na gestão do Sistema Único de Saúde, principalmente nos seguintes pontos, que considero fundamentais para os usuários: garantir as 7 consultas pré-natais e o desenvolvimento da assistência materno infantil, proporcionando, assim, às mulheres uma gestação de qualidade e às crianças um desenvolvimento saudável; realizar o efetivo combate aos criadouros do Aedes aegypti e a prevenção das arboviroses, já que vivemos um momento crucial, com a disseminação de três doenças, o que exige uma ação determinada de todos os gestores públicos e o engajamento da sociedade; e a prevenção aos acidentes de moto - um dos maiores problemas de Saúde Pública dos nossos tempos. Logicamente que diversos outros assuntos que dizem respeito à Saúde da população precisam ser melhorados e contem comigo para formarmos parcerias que coloquem os usuários do SUS em primeiro plano das ações.

Também gostaria de anunciar que, a partir do mês de março, voltaremos a circular pelas cidades do Interior de Pernambuco e que participarei dos próximos Colegiados de Intergestores nas Regiões de Saúde para debater o desenvolvimento da Saúde em nosso Estado.

Lamento muito não poder estar presente neste encontro do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, mas toda a minha equipe de secretários executivos estará à disposição de vocês para realizar este acolhimento da melhor e mais digna forma possível.

Sejam todos e todas muito bem-vindos e bem-vindas!

José Iran Costa

Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco"