O Estado de Pernambuco foi destaque da última edição da Revista Consensus, publicada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No material, foram incluídas duas matérias com o Estado pernambucano: uma sobre a reunião de secretários de saúde da região Nordeste em Pernambuco, ocorrida em junho; e sobre o seminário do Conass relativo à segurança no trânsito, em abril. A publicação enfatiza as ações desenvolvidas pelas unidades da federação, aborda a importância da interação de diversos setores dos governos e a necessidade de comunicação direta com a sociedade. 

No Seminário Internacional Sobre Segurança no Trânsito, promovido pelo Conass, além do Brasil, países como Portugal, Canadá, França e Espanha, apresentaram as medidas adotadas para promoção da segurança no trânsito, os custos que envolvem o tratamento da vítima e os números da mortalidade ocasionada por esse tipo de acidente. Em sua explanação para platéia formada por gestores e especialistas nacionais e internacionais, o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, relatou sobre o problema de saúde pública que exige maior demanda do serviço no Estado, a mortalidade e a morbidade em pessoas vítimas de acidentes terrestres. “Em 2014, os acidentes com motos custaram R$ 1,197 bilhão aos estado. Em 2015, esse número foi de mais de R$ 900 milhões”, alertou. As motos são responsáveis por 75% dos acidentes e 50% dos óbitos no estado”, destacou Iran Costa.

Segundo o gestor estadual, que também é o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários na Região Nordeste no biênio 2017-2018, o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto exerce um papel importante no enfrentamento do problema. Criado em 2005, o Comitê conta com a participação de nove secretarias de Estado, médicos e outros profissionais de saúde e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ainda no encontro, o secretário de saúde falou sobre as Unidades Sentinela de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Usiatt) que estão em funcionamento em 17 hospitais de trauma e em dois hospitais privados, com o objetivo de levantar dados detalhados sobre os acidentes.

Secretários do Nordeste

Em outra matéria publicada na Revista Consensus, o foco foi no encontro de secretários de saúde da região Nordeste, sediado em Pernambuco. Os gestores abordaram sobre as perspectivas e ações voltadas para o melhoramento da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), segurança no trânsito e os impactos do número de acidentados no sistema de saúde, além das ações desenvolvidas em prol da população dos municípios atingidos pelas chuvas nos estados de Pernambuco e Alagoas, no último mês de maio.

O secretário Iran Costa apresentou ao colegiado o programa que se destaca no enfrentamento ao número de acidentes terrestres, o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto, e o Programa Sanar, este voltado para o combate às doenças negligenciadas. Na reunião, falou-se também sobre a desburocratização no envio dos recursos para a saúde, e o subfinanciamento do SUS.

Os secretários irão se reunir, trimestralmente, para alinhar estratégias e cobrar resultados. O próximo encontro dos secretários de saúde do Nordeste está agendado para o mês de setembro, em Fortaleza, no Ceará.