O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebeu, na manhã desta segunda-feira (08/05), o coordenador geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Gilberto Laranjeiras. O encontro, realizado na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, abordou a expansão e qualificação dos Programas de Residência em Pernambuco, assim como estratégias de fortalecimento do Núcleo Estadual de Telessaúde e do Programa Mais Médicos no Estado. 
 
O encontro ainda contou com a participação da secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Callou, e da secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, Ricarda Samara. “Esse é um diálogo que teve início no ano passado, em Brasília. Nos últimos anos, Pernambuco teve um crescimento na oferta de cursos na área de saúde, principalmente Medicina. Dessa forma, temos ampliado as vagas de residência médica e multiprofissional de saúde na rede estadual e observamos que esse fortalecimento pode ser maior. Por isso, estamos discutindo essa parceria”, comentou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa. 
 
Na reunião, a diretora geral de Educação em Saúde da SES, Juliana Siqueira, promoveu uma apresentação sobre o fortalecimento dos programas de residência em Pernambuco, incluindo o trabalho de descentralização dessas especializações e os desafios dessa expansão. Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde é responsável pelo financiamento de cerca de 60% das bolsas de residência médica e multiprofissional de saúde no Estado. 
 
Ainda durante o encontro, o representante do Ministério teve a oportunidade de conhecer o trabalho que a SES vem desenvolvendo na área de telessaúde, bem como o desenvolvimento do Programa Mais Médico no Estado.