O Estado de Pernambuco dá mais um passo no processo de qualificação e integração das redes de Atenção Primária e Especializada. Nesta segunda-feira (08.07), o secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, assina o termo de compromisso com representantes dos municípios participantes do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS). A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e vai contemplar, inicialmente, as cidades de Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Tacaimbo, São Bento do Una, Poção, Cachoeirinha e Sanharó, integrantes da IV Gerência Regional de Saúde (Geres). A cerimônia de assinatura aconteceu na Escola Estadual Professor Donino, localizada na Av. Coronel Antônio Marinho, no bairro da Bela Vista, em Belo Jardim. A programação segue até o dia 12 com a programação voltada para realização da oficina preparatória do Planifica SUS. 

A busca pela qualificação a rede, resolutividade e atuação voltada para promoção e prevenção da saúde será monitorada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O Planifica SUS conta também com a parceria do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Na abertura do evento, a consultora e Facilitadora do Hospital Israelita Albert Einstein em Pernambuco, Gilcilene Pretta Cani, irá apresentar o que é Planificação da Atenção à Saúde.  

Representando os municípios na assinatura do documento de compromisso, o prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos, e os secretários municipais de saúde: Lucival Almeida Oliveira (Pesqueira); Bruno Henrique Araujo (Alagoinha); Aline Cordeiro (São Bento do Una); José Genailson (Poção); Ilzon da Silva (Tacaimbó); José Pereira (Belo Jardim), Larissa Daniele Barreto da Silva (Cachoeirinha) e Hérico Gilmar Almeida (Sanharó).   

Na programação, consultores, analistas, facilitadores, tutores, coordenadores e técnicos estaduais e municipais participam de grupos de trabalho e debates voltados para discussão e alinhamento de estratégias que envolvam o trabalho em rede, remodelando o modelo de atenção primária e especializada na IV Região de Saúde, e a atenção as condições crônicas. O resultado dessa oficina será a elaboração de um plano de ação. Escolhida como região piloto para implantação do Planifica SUS no Estado, a área conta com a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em Belo Jardim, que integra o Protocolo de Regulação do Acesso as Referências Especializadas.  

"Nessa oficina, realizaremos a etapa preparatória, com o objetivo de discutir a operacionalização da planificação e o papel do estado e dos municípios nesse processo, com reflexão sobre a situação de saúde e seus principais problemas a serem enfrentados, visando mudanças no modelo de atenção para atender às necessidades de saúde da população, melhorando os resultados desse sistema”, superintendente de Atenção Primária da SES, Maria Francisca Carvalho.